Quantas palavras posso errar no Enem?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Se houver fortes argumentos e uma boa construção de texto, errar duas palavras e uma concordância não é considerado uma falha grave. Ainda assim, ele pode obter nota máxima no exame.

Rasura não é motivo de perda na pontuação
Em outras palavras, o manual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de grande parte dos vestibulares e concursos, não enquadra esse fator como um erro dentre as competências avaliadas.

Entretanto, vale ressaltar que você deve evitar errar muitas vezes e realizar esse procedimento no máximo 3 vezes em parágrafos diferentes. Lembrando que mesmo assim você pode chegar a perde ponto, então tenha bastante atenção.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

A redação do Enem vale de 0 a 1.000 pontos. A nota é dividida em cinco partes, com 0 a 200 pontos para cada competência avaliada na prova: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Se você perceber que cometeu um equívoco apenas após revisar a versão final da sua redação, também há uma forma de rasurar. Basta fazer um traço simples em cima da palavra e escrever acima dela, da forma mais legível possível.

A redação é uma das partes mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio, tendo um papel decisivo para conquistar a vaga na universidade dos sonhos. A redação é a única prova do Enem em que é possível tirar zero.

Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem. Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

"A redação é o espaço para a argumentação, é o momento da prova em que o aluno pode e deve emitir a própria opinião, desde que esteja embasada e com fonte e que não fira os direitos humanos. Ele pode defendê-la tranquilamente, seja a favor ou contra o governo, não há problema.

Se você não lembrar o autor e acabar errando o nome dele… não tem problema nenhum! Pode acreditar: as redações de vestibular NÃO medem informações desse tipo! As redações de vestibular verificam sua capacidade de organizar o que você pensa e ser claro.

5 segredos para não errar no português da redação

  1. 1 1. Cuidado com a concordância entre os verbos.
  2. 2 2. Uma vírgula pode mudar tudo (literalmente)
  3. 3 3. Adeus ao pleonasmo na escrita.
  4. 4 4. O jeito certo de usar os pronomes demonstrativos.
  5. 5 5. Preste muita atenção na regência.

São ainda itens proibidos óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos.

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.

Lembrando que o Enem 2022 tem um total de 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180 questões. Ou seja, você deve acertar algo em torno de 62% da prova para ter um total de 700 pontos.

400 pontos no Enem dá para qual curso?

  • Engenharia Sanitária e Ambiental – 399,98 pontos. Um dos cursos mais atuais e importantes na área de Engenharia, a Sanitária e Ambiental, obteve nota de corte de 399,98 pontos no Sisu 2021. ...
  • Letras – Língua Portuguesa – 400,99 pontos. ...
  • Ciências Biológicas – 417,07 pontos.

Confira algumas dicas para evitar zerar a redação do Enem:
Fuga total ou algum trecho deliberadamente desconectado do tema proposto. Desobediência ao tipo de texto dissertativo-argumentativo. Apresentar menos de oito linhas, qualquer que seja o conteúdo, ou menos de 11 linhas em Braille.

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.

As questões de matemática, física e química possuem maior índice de erros. As disciplinas da área de exatas são as vilãs para muitos estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como mostra um levantamento sobre erros e acertos.

A construção argumentativa na redação exige do estudante um conhecimento acerca do assunto cobrado e a utilização de pesquisas e outros pontos pode ajudar nessa competência. Por isso, professores de redação alertam para o cuidado na utilização dessas informações, evitando a aplicação de dados falsos.

Pode zerar a língua estrangeira no Enem? (Inglês/Espanhol)
Não há uma prova específica para a língua estrangeira, elas estão inclusas na avaliação de linguagens e suas tecnologias. Zerar as questões voltadas a esse assunto não anula o desempenho do candidato, mas o impede de ganhar vantagem sobre os concorrentes.

Continuar lendo Como não errar bandeja?