Quantas páginas tem um miniconto?

Perguntado por: aaguiar2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Miniconto é um tipo de conto muito pequeno, digamos que com no máximo uma página, ou um parágrafo (não gosto de definições que classificam pelo número de palavras).

Um microconto deve obter em sua estrutura uma tríade que consiste em: brevidade, narratividade e intertextualidade. Quando falamos em brevidade, vemos o reflexo da modernidade em nosso cotidiano, a falta de tempo e espaço em nossas vidas, e a nossa aproximação cada vez mais intensa com o meio digital.

miniconto - Dicionário Online Priberam de Português.

2021. "Miniconto" é um tipo de conto muito pequeno, digamos que com no máximo uma página, ou um parágrafo.

R$38,00.

Miniconto é um tipo de conto muito pequeno, digamos que com no máximo uma página, ou um parágrafo.

O miniconto apresenta uma narração dentro de apenas uma linha.

Autores conceituam e estipulam limites precisos, nascendo assim algumas classificações: nanocontos (até 50 letras, sem contar espaços e acentos), microcontos (até 150 toques, contando letras, espaços e pontuação) e minicontos (alguns estipulando 300 palavras; outros, 600 caracteres).

Minicontos também são conhecidos como microcontos. É um tipo de conto extremamente breve que busca trazer os elementos da narrativa – espaço, tempo, lugar, personagens – em um número reduzido de frases. A tarefa do leitor é entender a história que está nas entrelinhas.

Analisando a estrutura do miniconto, o pequeno texto não apresenta narrador, personagem, tempo e espaço, contudo há um contexto inserido que faz com que o leitor desperte em sua memória, o que uma doença como o Alzheimer pode trazer.

Nessa pesquisa diacrônica visita-se a obra de autores como Augusto Monterroso, autor de “O dinossauro”, conhecido como menor e mais famoso miniconto do mundo, Raymond Carver, norte-americano apontado como ícone minimalista da literatura, e Dalton Trevisan, responsável pela canonização desse tipo de texto no Brasil.

O desfecho do miniconto de maneira geral não explica ou dá detalhes para os leitores. O miniconto é uma versão muito reduzida do conto. Ele apresenta sua narrativa inteira dentro de apenas uma linha. Todo o contexto desse gênero é feito com o mínimo de palavras possíveis.

Bassini: Microcontos são contos de aproximadamente uma frase ou duas (o tamanho dela é bem variável), mas prefiro aqueles que têm no máximo 140 caracteres. O grande mestre do microconto é o guatemalteco Augusto Monterosso, com famoso “Quando ele abriu os olhos, o dinossauro ainda estava lá.”

É um gênero textual que busca “uma estética da brevidade”. E, além disso, tem sido amplamente publicado na internet, porque atende as exigências dos meios tecnológicos digitais, de outras formas de leitura, outros gêneros, outros letramentos.

a) No miniconto “O quarto”, o tema é o conflito de gerações; no outro miniconto, o tema é o trabalho e a vida social.

É uma espécie de conto muito pequeno, onde o mais importante da escrita não é mostrar, mas sim sugerir, deixando que o leitor visualize possibilidade de 'preenchimento' da narrativa e busque imaginar a história por trás da breve descrição.

Continuar lendo Quem criou o miniconto?