Quantas páginas tem um epílogo?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

O Prólogo e o Epílogo, por fazerem parte da história, podem ter quantas páginas forem necessárias para narrar as cenas ou até poucas linhas, mas o Prefácio e o Posfácio, é recomendado que tenham, em média, de uma a duas páginas.

Como escrever um bom epílogo

  1. Mostre o impacto da história sobre as personagens principais. Quando o livro é bom e as personagens envolventes, é natural que os leitores fiquem apaixonados. ...
  2. Revele novas informações. ...
  3. Mostre a história de outro ponto de vista. ...
  4. Prepare seus leitores para uma continuação.

O prólogo é um esclarecimento, no qual é contado algum fato que antecede a trama/história principal em questão. Assim sendo, o prólogo, a parte inicial do acontecimento, vem antes do 1º capítulo do livro; já o epílogo, vem depois do último capítulo.

Até cinco páginas, pode ser considerado um capítulo pequeno. Entre 10 e 15, o capítulo já pode ser considerado extenso. Assim, dependendo do leitor, a atenção é reduzida e o risco de abandono da obra se torna maior.

Entre 5 e 10 páginas permitem ao leitor ler um capítulo numa sentada. Nada impede capítulos maiores.

Quem se dispõe a ler um pouquinho mais, ou seja, quem se dedica à leitura diária por 30 minutos, consegue, em média, ler 14 páginas nesse período de tempo. Logo, 14 páginas por dia = 420 páginas por mês = 2 livros por mês (210 páginas cada) = 24 livros por ano.

150 páginas

O livro precisa ter no mínimo 150 páginas e no máximo 300 páginas. Idealmente 200 a 250 páginas. Um livro que é muito fino, abaixo de 150 páginas pode passar para o leitor uma ideia visual de “pobreza de conteúdo” ou superficialidade.

50.000 palavras equivalem a cerca de 200 páginas. 25.000 palavras equivalem a 100 páginas, e assim por diante.

Seja claro, direto e apresente a melhor experiência ao seu leitor. O epílogo pode ser a melhor forma de encerrar um livro, mas tenha certeza que ele esteja coerente ao destino da narrativa, que será breve e que adicionará à experiência do leitor.

epílogo

  1. Última parte de um discurso, na qual se faz uma leve recapitulação das razões principais que nele entraram.
  2. Resumo.
  3. Remate, fecho.

Um prefácio é o primeiro texto do livro, antes de todo o resto e que serve mais como uma introdução. O epílogo não faz parte do enredo, podendo ser escrito pelo autor ou terceiros que leram o original e precisem fazer uma introdução adequada ao leitor.

O termo epílogo significa conclusão. Indica a parte final de um discurso, no qual é feito um resumo final das ideias expostas, ou onde é apresentado o desfecho da história. O epílogo de uma obra literária determina os últimos acontecimentos da história relatada.

Estrutura do livro. Elementos externos – Marcador, sobrecapa, capa (composta de quatro partes denominadas de primeira, segunda, terceira e quarta capas), lombada, orelhas, guarda, miolo e errata.

Para que você tenha uma ideia da grossura de um livro 80 mil palavras, imaginem Harry Potter e a Pedra Filosofal (77 mil) ou Cidades de Papel (82 mil) – de 250 a 300 páginas.

O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas.

Livros de figuras: 300–800 palavras. Leitores iniciantes: 200–3500 palavras. Leitores iniciantes + capítulos: 4000–10,000 palavras.

Primeiramente, assim como muita coisa quando falamos de escrita: não existe resposta certa. Não existe uma regra imposta em pedra para todos os escritores de quantos capítulos seus livros devem ter e quantas páginas ou palavras eles devem ter no total.

Uma das características que diferenciam a novela das outras formas narrativas é, justamente, o tamanho, que varia, geralmente, de 50 a 100 páginas.

Então, em média, você pode ler de 40 a 50 páginas de um livro em uma hora.

Sabe como fazer para ler 100 páginas por dia ou até mais? É simples, basta você se concentrar da ideia central do livro, o que o autor quer passar. Outra dica interessante é ler apenas aquilo que você pode colocar em prática no contexto presente, que tem aplicação na sua rotina seja pessoal ou trabalho.