Quantas páginas tem que ter um livro?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Romance – pode variar entre 40 mil e 150 mil palavras, o que equivale a aproximadamente 200 a 1.000 páginas, se considerarmos o formato tradicional de 14 x 21 cm. Mas o ideal é que tenha entre 150 e 300 páginas. Contos e crônicas – geralmente são curtos, com cerca de 7.500 palavras.

Um livro para ser considerado romance como gênero pelo cânone literário, tem que constar entre 60.000 a 200.000 palavras ( equivale a 300 a 1200 páginas) com variações.

Quais tamanhos mais usados? 14 x 21 cm – usado para melhor aproveitamento do papel; 16 x 23 cm – formato indicado para maior quantidade de páginas; 21 x 28 cm – tamanho de revista.

Livro pequeno: 2 livrete, livreto, folheto, brochura, fólio, opúsculo.

A famosa história escrita por Antoine de Saint-Exupéry é contada em 128 páginas gigantes, que totalizam 250 quilos e consomem 450 m2 de papel. O recorde, registrado no Guinness, foi estabelecido na Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2007. Trata-se do maior livro já publicado no mundo.

R$ 2.500

Na prática, essas empresas são mais “publicadoras” do que qualquer outra coisa. Neste modelo, o autor deve pagar um valor inicial de cerca de R$ 2.500 por um livro de apenas 100 páginas, preço que é ajustado de acordo com o tamanho do livro e determinadas preferências de publicação.

14 dias para terminar um texto de 12 páginas (ou 5000 palavras) | Karina Kuschnir.

Estrutura do livro. Elementos externos – Marcador, sobrecapa, capa (composta de quatro partes denominadas de primeira, segunda, terceira e quarta capas), lombada, orelhas, guarda, miolo e errata.

Quem se dispõe a ler um pouquinho mais, ou seja, quem se dedica à leitura diária por 30 minutos, consegue, em média, ler 14 páginas nesse período de tempo. Logo, 14 páginas por dia = 420 páginas por mês = 2 livros por mês (210 páginas cada) = 24 livros por ano.

FORMATO 16 X 23 CM, BROCHURA, 279 PÁGINAS.

1 – Livro inédito mais grosso do mundo
Das Buch des dickste Universums, editado pela Zeitgeist Media GMBH. Ele reúne textos e desenhos feitos por crianças num concurso realizado pelo Ministério Federal dos Transportes da Alemanha. A lombada do livro mede pouco mais de 4 metros. São 50.560 páginas e pesa 220 kg.

Um livreto é um pequeno livro e podem ser produzidos de diversas formas e tamanhos. Geralmente possuem formato A5, de 8 à 24 páginas, com capa de papel e acabamento em grampos. Seu número de páginas é sempre divisível por 4.

Os livros de tamanho A5 possuem a medida de 21,0cm x 14,8cm. Já o outro formato apresentado, 23,0cm x 16,0cm, não possui um nome específico. Estes são os formatos mais comuns em romances e livros de autoajuda (estilos literários mais vendidos no Brasil).

Geralmente, tem de 5 a 15 páginas. O assunto de um ebook costuma ser mais amplo, ocupando de 20 e 200 páginas. White papers e ebooks são tipos de conteúdo de formato longo que podem ser usados para gerar leads (como no exemplo abaixo) – mas seus formatos diferem.

Os gêneros de livros mais populares no Brasil

  • Literatura de ficção.
  • Autoajuda.
  • História em quadrinhos.
  • Livros científicos ou de não-ficção.
  • Religião.
  • Literatura erótica.

São textos com o objetivo de encantar o leitor, vender o livro e despertar o interesse pela leitura.
...
Orelha de um livro

  • Inspire-se, seja criativo!
  • Ressalte o que há de melhor na obra;
  • Dê pistas, instigue o leitor;
  • Evite dar muitos “spoilers” da história;
  • Lembre-se que é esse o espaço para dizer quem você é.

Em geral livros técnicos compõem-se de introdução, desenvolvimento e conclusão. A enumeração dos capítulos, seções ou partes da obra, na ordem em que aparecem no texto. Se a obra for apresentada em mais de um VOLUME, em cada um deles deve constar o SUMÁRIO completo da obra.

A empresa japonesa registrará o livro, de 22 páginas, no livro Guinness dos Recordes como o menor do mundo. A publicação conseguiu reduzir os 0,9 milímetros da obra 'O Camaleão', do dramaturgo russo Anton Pavlovitch Tchecov, publicado em 1996, na Sibéria, e que ostentava o título de menor livro do mundo.