Quantas páginas devem ter um artigo?

Perguntado por: dreis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

15 páginas

1. O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Voltando a introdução, o ideal é que sua introdução tenha de uma página e meia a duas páginas, creio que isso é o suficiente para fazer uma boa introdução.

Mais tarde, as editoras de livros começaram a utilizar a “lauda” na redação e composição de textos porque a lauda equivalia exatamente a uma página de texto impresso nos livros.

Qual a diferença entre artigo e TCC? Um artigo científico tem uma estrutura mais simples e costuma exigir menos laudas do que um TCC. Além do que, no TCC é exigida uma parte "prática", ou seja, uma análise mais aprofundada dentro de um contexto criado pelo estudante, para apresentar.

AS MAIS IMPORTANTES NORMAS ABNT DE FORMATAÇÃO EM TRABALHOS ACADÊMICOS

  • Tamanho do Papel. O papel deve ser Tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm), na cor branca.
  • Margens do trabalho. Superior: 3 cm. ...
  • Fonte e Cor da Letra. Fonte Arial ou Times New Roman, sempre na cor preta. ...
  • Tamanho da Letra. ...
  • Espaçamento entre Linhas. ...
  • Parágrafos.

Estrutura do Artigo Científico

  • Título.
  • Autor (es)
  • Epígrafe (facultativa)
  • Resumo e Abstract.
  • Palavras-chave;
  • Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão),
  • Referências.

Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado. Use os slides apenas como referência para se manter no roteiro, mas evite ficar olhando para os slides e concentre o foco da plateia na sua fala.

A numeração das páginas começa a partir da primeira folha do trabalho (folha de rosto), excluindo-se a capa. A numeração apresenta algarismos arábicos nas páginas do texto, enquanto as folhas preliminares não são numeradas, mas contadas para efeito do sumário. Omite-se o número nas páginas que iniciam capítulos.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

No TCC, há uma quantidade de laudas maior, então ele varia de 40 a 70 laudas.

Lauda é o nome dado para um dos lados de uma folha de papel, seja de um caderno, livro ou outro tipo de texto que segue uma padronização.

De forma resumida uma lauda corresponde a folha de um trabalho. No caso, um texto com três laudas possui três folhas, geralmente esse nome é utilizado em trabalhos da universidade, ou provas, onde o professor orienta um número "x" de laudas por questões.

2.100 caracteres

(*) Uma lauda é definida como 30 linhas x até 70 caracteres (incluindo espaços) por linha. Isso é igual a cerca de 2.100 caracteres por página, com espaços.

Apesar de não haver uma regra específica quanto ao número de páginas, um artigo é menor e mais conciso que uma monografia, propriamente dita, apresentando um sistema de formatação próprio e relativamente variável, de acordo com o objetivo do mesmo.

Conheça os 3 tipos mais comuns de TCC

  • Monografia. A monografia é um tipo de TCC que transcende a graduação e também pode ser feita em cursos de pós-graduação. ...
  • Produção de artigo acadêmico. ...
  • Publicação em revista científica. ...
  • Outras modalidades.

Como afirmamos, é possível transformar esse material em artigo, porém, alguns cuidados são necessários. O primeiro cuidado está ligado ao plágio, isto é, para o seu material não ser acusado de plágio, é necessário reescrever o seu texto com suas próprias palavras e referenciar ao final o autor utilizado como base.

Evite mencionar siglas no título do seu trabalho
Não é indicado que quaisquer tipos de siglas apareçam nos títulos dos estudos. Siglas nos títulos é uma prática que não costuma ser bem vista, pois, via de regra, títulos não carregam essas siglas. Apenas um ou outro estudo pode admitir esse uso, mas não é comum.

Assim, podemos afirmar que para artigos científicos de revisão bibliográfica, por exemplo, as revistas delimitam que até cinco autores podem fazer parte de um mesmo trabalho.

60. até 80 páginas Isso é uma média Isso é uma regra.