Quantas onças morrem por ano?

Perguntado por: asales3 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O ano de 2020 foi o que mais registrou mortes, contabilizando 35 animais no total. No ano passado foram quatro mortes por suposta negligência. De todos os casos, 52 mortes foram de espécies ameaçadas de extinção e 20 de espécies não ameaçadas. O Ibama não registrou mortes em 2022.

O Ibama decidiu pela anulação das multas recebidas em junho deste ano pelo IOP (Instituto Onça-Pintada). O instituto havia sido autuado por maus-tratos e mortes de 72 animais de 2016 a 2022, e pela exposição, em redes sociais, de animais silvestres.

Estudo desenvolvido pelo Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros), instituto criado pelo Ibama, aponta que devem existir somente 250 onças-pintadas adultas na mata atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.

Segundo o veterinário, em episódios como esse, o animal também tem medo do ser humano e só ataca se for necessário para a própria sobrevivência. "Se ela se sentir acuada ou estiver mais de 10 ou 15 dias em jejum", diz.

É importante permanecer olhando nos olhos da onça ao se afastar. Conforme Viana, afastar-se olhando para ela é a melhor forma dela não identificar a pessoa como presa.

É incerto o número de onças nos biomas onde ocorrem com maior frequência. No Pantanal, estima-se em cerca de 5 mil. Já na Amazônia, um cálculo grosseiro indica o dobro, 10 mil.

A extinção do animal pode causar grande desequilíbrio ambiental em todo o bioma, pois ele faz parte do topo da cadeia alimentar de toda a região e é o predador natural de herbívoros, como veados e capivaras. Portanto, sem as onças, as populações desses animais podem vir a crescer sem controle.

Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e à noite.

Por que a Juma vira onça? A protagonista se transforma no animal quando está com raiva ou se sente em perigo. A transformação em onça-pintada é uma forma dela se defender de situações perigosas ou quando se sente acuada por outras pessoas.

Juma (Alanis Guillen) vai virar onça pela última vez antes de ter bebê em "Pantanal". Segundo a prévia do capítulo, que deve ir ao nas próximas semanas, a transformação ocorre quando a amada de Jove (Jesuíta Barbosa) vai à tapera e dá de cara com o matador Solano (Rafa Sieg).

No capítulo de quinta-feira (22), de “Pantanal”, o público assistiu a uma das cenas mais icônicos e esperadas da trama: o fim do matador de Tenório (Murilo Benício), Solano (Rafa Sieg), pelas mãos de Juma Marruá (Alanis Guillen), transformada em onça.

Apesar de a Amazônia ser a região onde se concentra a maior população desses felinos no Brasil – estima-se que sejam aproximadamente 10 mil indivíduos -, um estudo publicado em junho deste ano apontou que, entre 2016 e 2019, 1.422 onças-pintadas foram mortas ou deslocadas no bioma.

No bioma Mata Atlântica, estima-se que restem apenas 300 indivíduos. “As onças-pintadas, assim como outras espécies de grandes mamíferos, são as que mais sofrem, direta e indiretamente, com a fragmentação das florestas e a pressão de caça porque dependem de áreas extensas e saudáveis para sobreviver.

aumentar a conectividade dessas populações por meio da identificação de corredores para a movimentação das onças; planejamento para programas de reintrodução da espécie; e. desenvolvimento local, regional e nacional de programas de monitoramento para onças e suas presas.

São roncos agudos, graves, curtos ou longos. Esse som emitido se trata do rugido ou esturro da onça! É uma vocalização natural do animal, que se dá graças a ossificação incompleta do osso hióide, localizado na região do pescoço.

Amigo da onça é o indivíduo que se mostra amigo, e ao mesmo tempo, é alguém que não se pode confiar, pois é uma pessoa falsa, que trai as amizades, hipócrita e infiel. A origem do termo amigo da onça surgiu com o cartunista Péricles Maranhão, para designar uma pessoa cafajeste, debochada e irônica.

É uma vocalização característica dos grandes felinos do gênero Panthera, como o leão, o tigre, o leopardo e a onça-pintada, com exceção do leopardo-das-neves. Os rugidos têm papel em expressão de territorialidade e comportamentos agonísticos, servindo principalmente como meio de comunicação e demarcação de território.

Apesar de a onça pintada ser mais perigosa, a onça parda possui o ataque mais furtivo e ataca pela a frente, enquanto a onça pintada ataca pela parte de atrás do pescoço".

1. Estado do que fica muito seco e quase queimado. 3. [Brasil] Urro da onça ou de feras semelhantes.

Felino é considerado ameaçado na Mata Atlântica com uma população de cerca de 350 indivíduos.