Quantas normas tem a ISO?

Perguntado por: ofrutuoso6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Atualmente, o Brasil possui mais de 1.600 normas ISO, segundo a ABNT. As mais conhecidas estão voltadas para sistemas de gestão, as chamadas certificações voluntárias.

ISO 9001

A ISO 9001, como já foi dito, é a mais conhecida de todas as normas, sendo a mais utilizada no mundo. Ela apresenta um Sistema de Gestão da Qualidade que auxilia o gestor a identificar os processos que precisam de correção.

A ISO 9001:2015 — publicada em setembro de 2015 — é a versão mais atual da norma, e trouxe mudanças importantes em relação à anterior, entre elas: Uma maior ênfase nos processos; Nova terminologia que tornou a linguagem mais simples de se compreender; Um novo item baseado exclusivamente na mentalidade.

A Série ISO 14000 é composta por várias normas: ISO 14001: trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), sendo direcionada à certificação por terceiras partes. ISO 14004: trata do Sistema de Gestão Ambiental, sendo destinada ao uso interno da Empresa, ou seja, corresponde ao suporte da gestão ambiental.

A principal diferença entre ISO 9000 e ISO 9001 é que a ISO 9000 é uma norma para termos e definições, enquanto a ISO 9001 é uma norma para sistemas de gestão da qualidade que são certificados.

A Norma ISO 45001:2018 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Requisitos com Orientação para Uso, foi publicada em março de 2018. O documento fornece um conjunto robusto e efetivo de processos para melhorar a segurança do trabalho nas cadeias de suprimentos locais, locorregionais e globais.

ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), seu objetivo é promover o desenvolvimento de normas, testes e certificação, com o intuito de encorajar o comércio de bens e serviços.

A função da ISO é a de promover a normatização de produtos e serviços, cuja qualidade será melhorada permanentemente. Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil e representante da ISO.

5. Quando Nasceu a primeira NORMA ISO? A primeira norma ISO 9000:1987 baseou-se nesta ultima, BS-5750 (British Standard) norma de origem Britânica. Esta norma ficou conhecida como norma de gestão, uma vez que não apenas especificava como se produzir, mas também como gerenciar o processo de produção.

A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, para gestão da qualidade, e a ISO 14000, para gestão do meio ambiente.

Trata-se do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, fundado em 1973, que tem como objetivo fortalecer as empresas nacionais através do aumento de produtividade e adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

As certificações ISO são como uma comprovação de qualidade e eficiência. Dessa forma, uma organização garante que é capaz de proporcionar alta performance para investidores e clientes. E, mais do que isso, esses selos podem abrir as portas para o mercado internacional.

Para que serve a ISO 9001? O objetivo da ISO 9001 é assegurar maior qualidade na entrega de produtos ou serviços, tendo como foco a gestão estratégica da empresa. Assim, é possível melhorar a eficiência operacional e também a satisfação dos clientes.

Atualmente, o Brasil possui mais de 1.600 normas ISO, segundo a ABNT. As mais conhecidas estão voltadas para sistemas de gestão, as chamadas certificações voluntárias.