Quantas normas foram aprovadas em 1978?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Em 1978, ano em que o Ministério do Trabalho e Emprego aprovou as primeiras normas regulamentadoras, existiam 28 no total. Porém, ao longo dos anos, novos procedimentos obrigatórios foram inseridos e atualmente existem 38 NRs vigentes.

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus ...

As NR's foram aprovadas pela Portaria N. ° 3.214, em 08 de junho de 1978. As NR's foram criadas para dar um formato final nas leis de Segurança do Trabalho. Foram feitas em capítulos para facilitar, normatizar e unificar as normas de seguranças brasileiras.

Assim, são elaboradas por comissões específicas formadas por representantes do governo, empregadores e trabalhadores. Atualmente, a lista atualizada possui 35 NRs vigentes.

Como mencionamos, o país já teve 37 Normas Regulamentadoras diferentes em vigor. Porém, duas delas foram revogadas. São elas: A NR 2 – Inspeção prévia e a NR 27 – Registro profissional do técnico de segurança do trabalho. Logo, atualmente, são 35 normas regulamentadoras atualizadas vigorando no território nacional.

Foram aprovadas por uma portaria do Ministério da Ciência em 1978. Consideram assuntos de interesse da Ergonomia, da Economia e das Ciências da Natureza. Objetivam regulamentar as medidas de Segurança, Saúde e Medicina do Trabalho. Somente os sindicatos têm autonomia para alterar as NRs.

Existem 8131 NBR's em vigor no Brasil (número de Dezembro/2018), sendo: 5582 normas ABNT NBR (normas técnicas brasileiras)

Resolve: Art. 1o A Norma Regulamentadora no 10 (NR10) – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, aprovada pela Portaria no 3214/1978, cuja redação vigente foi concedida pela Portaria GM no 598, de 7 de dezembro de 2014, passa a vigorar com as seguintes alterações: 10.5.1.

A NR-10 é uma das principais Normas Regulamentadoras para a indústria, visto que estabelece os requisitos e condições mínimas de segurança em instalações e serviços que envolvem eletricidade.

LEI Nº 6.514, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1977.
Altera o Capítulo V do Titulo II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo a segurança e medicina do trabalho e dá outras providências.

8 de junho de 1978

As primeiras normas regulamentadoras foram publicadas pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978. As demais normas foram criadas ao longo do tempo, visando assegurar a prevenção da segurança e saúde de trabalhadores em serviços laborais e segmentos econômicos específicos.

18.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

O que é NR17? A NR17 é uma Norma Regulamentadora que aborda questões ergonômicas dentro do ambiente de trabalho. Trata-se de uma das 28 Normas Regulatórias (NRs) que foram criadas pelo Ministério do Trabalho por meio da publicação da Portaria nº 3.214/1978.

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 para regular as relações de trabalho no Brasil.

Apesar do seu caráter preventivo, na prática a execução da NR-2 já não era cumprida à risca, pois sofria com alguns obstáculos – sendo eles o motivo da revogação da norma: Falta de estrutura dos órgãos fiscalizadores: não havia profissionais suficientes para inspecionar todos os novos estabelecimentos.

A NR – Norma Regulamentadora não e uma Lei. Isoladamente, não tem forca de lei. Entretanto, ela estabelece parâmetros, critérios que regulamentam uma determinada Lei. Oferece um conjunto de disposições, requisitos e procedimentos técnicos pertinente a matéria (Lei).

NR 38 – PDF (Ultima Atualização 2022)

Isso acaba com a duplicação de planos de prevenção, diminui a burocracia e deixa mais claras as regras que devem ser seguidas. A norma também estabelece parâmetros para a avaliação de perigos, controle de riscos e plano de emergência, indo ao encontro das diretrizes das corporações estaduais do Corpo de Bombeiros.