Quantas nacionalidades um americano pode ter?

Perguntado por: ndias . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Não há limite internacional para quantas cidadanias uma única pessoa pode possuir.

A boa notícia é que o brasileiro pode ter mais de uma nacionalidade! Segundo a Constituição Federal Brasileira: “Não há qualquer restrição quanto à múltipla nacionalidade de brasileiros.

Uma vez que a cidadania americana for obtida por um brasileiro, ele passa a ter automaticamente dupla cidadania. É cidadão norte americano e brasileiro. Isto porque a Constituição Federal do Brasil proíbe cidadãos brasileiros de renunciarem a sua cidadania.

Cidadania múltipla é um status no qual um indivíduo é titular da nacionalidade de dois ou mais Estados nacionais, concomitantemente. A situação mais comum é a da dupla cidadania, um cidadão que é titular da nacionalidade de dois países.

O que algumas pessoas podem não saber é que pode se tornar múltiplas nacionalidades, de acordo com a lei. Nossa Constituição prevê que o cidadão brasileiro pode manter duas ou mais seguindo dois fatores: quando há o reconhecimento da nacionalidade originária (nascimento em território estrangeiro) pela lei estrangeira.

A maioria dos países da UE permite dupla cidadania, como é o caso da França. Desde 1973, os franceses podem ter dupla ou múltipla nacionalidade.

"Para os brasileiros naturalizados a perda da nacionalidade poderá se dar por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.

Dupla nacionalidade comumente referida também como dupla cidadania é um status no qual um indivíduo é titular da nacionalidade de dois Estados nacionais concomitantemente. A dupla nacionalidade não é um título concreto e independente, ou seja, uma pessoa não tira dupla-nacionalidade ou ganha dupla-cidadania.

Diferentemente da nacionalidade — que é um vínculo histórico e cultural compartilhado por um grupo de pessoas — a cidadania é um vínculo político entre uma pessoa física (indivíduo) e uma pessoa jurídica (Estado). Assim sendo, ser nacional de um país não significa, necessariamente, ser cidadão do país.

De acordo com a legislação atual, perde a nacionalidade o brasileiro que tiver cancelada sua naturalização por sentença judicial em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; ou que adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira e de imposição de ...

Poderia perdê-la se fosse verificada fraude no processo de naturalização ou no processo de residência permanente ou no processo de visto. Estes fatos levariam a perda naturalização e deportação. Lembrando que o cidadão americano naturalizado poderá impetrar ações liminares contra estas penalidades.

Neste caso em específico, o STF tem decidido que o brasileiro, que já possuir o green card e optar por adquirir a nacionalidade norte-americana, perderá a nacionalidade brasileira. Isto porque o green card permite livremente a moradia e o trabalho nos Estados Unidos da América (EUA).

Além do valor do investimento, é preciso pagar cerca de US$ 7.500 (R$ 39.400) em taxas ao governo.

Neste artigo, vamos listar os 5 países onde é mais difícil obter a cidadania.

  • Áustria. A Áustria é um dos países da União Europeia com leis mais restritas no que toca à obtenção de cidadania, e com processos mais longos e complexos. ...
  • Alemanha. ...
  • Japão. ...
  • Suíça. ...
  • Estados Unidos da América.