Quantas mudas para plantar 1 hectare de Capiaçu?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Em primeiro lugar, a cada um hectare, você precisará de 10 mil mudas.

90 CABEÇAS

1 HECTARE DE CAPIM CAPIAÇU TRATA DE 90 CABEÇAS NO SISTEMA DE CONFINAMENTO.

Os espaçamentos mais usuais são 2m x 2m (2.500 plantas/ha) e 3m x 2m (1.667 plantas/ha).

A produção de biomassa pode chegar a 100 t/ha/corte de massa verde e até 300 t/ha/ano em três cortes anuais. Esse potencial pode superar em torno de três vezes a cultura do milho e sorgo.

Para fornecimento da forragem da BRS Capiaçu na forma picado verde no cocho, recomenda-se que o corte seja realizado quando a planta atingir de 2,5- 3,0 m de altura (aproximadamente; 50-70 dias; na estação das águas).

Nessas condições, para implantação/plantio da BRS CAPIAÇU, a adubação no plantio recomenda a aplicação de apenas de adubação fosfatada, distribuída no fundo dos sulcos. Essa adubação pode ser realizada junto com as mudas/hastes. Ou seja, pode usar o supersimples juntamente com a muda no sulco.

Por ser uma pequena propriedade de atividade leiteira (5,8 ha), a opção pelo capim elefante BRS Capiaçu se dá em especial pela sua alta produtividade de biomassa, segundo o zootecnista Junior, pode se atingir 80 a 100 toneladas por hectare de massa verde, ou seja, até 300 toneladas por hectare com três cortes anuais.

“Normalmente a recomendação para um animal adulto de 450 quilos seria algo em torno de 30 quilos de silagem por dia. Pode ser também 40 quilos de massa verde, se você cortar o capiaçu e oferecer no cocho por cabeça de 450 quilos”, diz Pires.

Silagem de BRS Capiaçu.
R$ 1,00 Kg.

O espaçamento de 20 cm entre mudas considera que a planta irá crescer e preencher o espaço. Para plantas menores, de crescimento menos vigoroso, utiliza-se espaçamento menor, como 15cm entre mudas ou ainda menos.

Para um reflorestamento, a quantidade de mudas por hectare pode variar de acordo com o relevo do terreno, espécie de árvore ou da velocidade com que se quer recobrir o solo. Segundo a Embrapa, os espaçamentos mais usuais são os de 2m x 2m (2.500 plantas/ha) e 3m x 2m (1.100 a 1.800 plantas/ha).

A recomendação média de população de plantas é de cerca de 300 mil plantas por hectare. Em condições favoráveis ao acamamento, deve-se utilizar populações de 200-250 mil plantas por hectare.

Com os cuidados adequados, uma plantação pode chegar a 10 anos, além da possibilidade de reforma.

E também que tenha um solo profundo, bem drenado e de boa fertilidade, pois a BRS Capiaçu é uma cultivar muito exigente em nutrientes, já que tem elevado potencial de produção. Portanto, faça uma análise de solo e, se preciso, corrija a acidez com o processo de calagem 60 dias antes do plantio.

O zootecnista afirma ainda, que o Capiaçu tem como vantagem o aumento no volume de massa visando suprir as necessidades alimentares dos animais no período de escassez e que o objetivo da DM foi demonstrar como produzir o alimento e conservá-lo para ser usado no período da seca, que é o período que mais falta alimento ...

Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1).