Quantas mudas de morango cabem em uma estufa?

Perguntado por: msouza2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

O mais comum é utilizar 7,5 plantas por metro quadrado de área cultivada, incluindo o espaço entre estufas, mas podendo chegar a 12,5 mudas, sem adotar um adensamento excessivo.

São utilizadas de 65 a 80 mil mudas por hectare, de acordo com o espaçamento e a área de carreadores utilizados.

O espaçamento recomendado para o plantio em canteiros varia de 20 cm entre plantas e 30 cm entre fileiras.

Melancias cultivadas em estufas podem gerar mais lucro.

Com a introdução de cultivares de verão, a colheita de morango se torna possível durante todo o ano, porém, a oferta é maior de julho a outubro, quando se concentra a safra do produto.

O morango orgânico tem uma produção média de 787 gramas por planta, com o custo de R$ 1,90 e índice de lucratividade de 60,74%. Já no cultivo convencional, a produção média foi de 871 gramas por planta e custo médio de R$ 1,93, com índice de lucratividade de 49,46%.

Enquanto as mudas estrangeiras têm produtividade média de 600 a 800 gramas, a planta desenvolvida aqui produz entre um quilo e um quilo e meio de morango.

6. Faça a colheita da plantação de morango. A colheita do morango pode ser iniciada entre 3 a 5 meses após a semeadura.

O ciclo para a produção dos frutos do morango dura entre 60 e 90 dias. O início da colheita acontece quando o morango apresentar de 50 a 75% da superfície avermelhada. Cada muda pode produzir um quilo de morangos por ano e cada flor do pé se tornará uma fruta.

Com a estufa a colheita dos frutos do morango é realizada diariamente, com pequenas oscilações nos volumes produzidos, mas sem interrupções. Esse morango que é produzido em estufas apresenta melhor coloração e sabor, e chega fresco ao consumidor.

Dentro de um abrigo protegido por lona plástica, são construídas bancadas, geralmente de madeira, com cerca de 70 centímetros de altura. Sobre elas ficam os slabs (sacos plásticos preenchidos com substrato) onde as mudas são plantadas.

PRODUÇÃO A colheita ocorre de 60 a 80 dias após o plantio das mudas e pode prolongar-se por quatro a seis meses, de abril a janeiro.

O mais comum é utilizar 7,5 plantas por metro quadrado de área cultivada, incluindo o espaço entre estufas, mas podendo chegar a 12,5 mudas, sem adotar um adensamento excessivo.

Os meses de maio e junho são o período mais adequado para o plantio de morangos, com mudas que podem começar a frutificar em outubro.