Quantas morfológica tem que fazer?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Quantos morfológicos faz na gravidez? Idealmente o ultrassom morfológico deve ser feito nos três trimestres de gestação. Não sendo possível, o indicado é fazer no mínimo duas vezes. Isso pode mudar, no entanto, conforme indicação do médico obstetra.

No primeiro trimestre, recomenda-se realizar o ultrassom morfológico entre a 11ª e a 14ª semanas, principalmente entre a 12ª e 13ª semana. O exame permite avaliar o bebê de maneira total, podendo identificar o sexo e possíveis malformações que possam estar presentes.

Quantas vezes posso fazer a ultrassonografia morfológica? Quantas quiser, pois o exame ultrassonográfico não traz risco.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO MORFOLÓGICO:
Ele é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê. Com o ultrassom obstétrico morfológico é possível detectar malformações.

Já o segundo morfológico tem como principal objetivo avaliar as estruturas do bebê com bastante detalhes em busca de malformações. Por isso, é realizado com o bebê um pouco maior (20- 24 semanas) para poder avaliar com clareza os órgãos e o desenvolvimento fetal.

Ele é um exame obrigatório? O morfológico não é um exame obrigatório, muito menos emergencial, mas é extremante aconselhável, pois permite descobrir alterações anatômicas, estabelecer plano diagnóstico e terapêutico.

A Ultrassonografia Morfológica de 2º Trimestre é um exame de rotina do acompanhamento pré-natal, em que é feito um estudo minucioso do crescimento do feto, da placenta e do volume do líquido amniótico, a fim de detectar possíveis malformações e anomalias genéticas.

Segundo a Fetal Medicine Foundation, a mais respeitada instituição de ensino de medicina fetal, este exame pode ser realizado entre 18 e 24 semanas pois é onde se consegue uma melhor visualização do feto.

O que é possível ver no ultrassom 4D? Mais do que ver o filho em tempo real, as imagens do ultrassom 4D são muito mais nítidas e possuem melhor qualidade, proporcionando uma experiência única para os pais. Ele possibilita, por exemplo, a visão de traços bem definidos do rosto, pés e mãos do bebê.

Entre as 20 e as 22 semanas deverá realizar a 3ª consulta de rotina da gravidez. O útero posiciona-se à altura do umbigo e a sua barriga está bem redondinha.

Os principais são o exame de translucência nucal e o exame morfológico de 2o trimestre. Esses exames são chamados testes de rastreamento, pois conseguem separar um grupo de bebês com alto risco para anomalias. >

Idealmente o ultrassom morfológico deve ser feito nos três trimestres de gestação. Não sendo possível, o indicado é fazer no mínimo duas vezes.

20 semanas de gravidez são 5 meses. Está a meio da gravidez, o seu útero já chega ao umbigo e, em breve, começa a empurra-lo para o exterior. O crescimento progressivo da barriga vai continuar a comprimir os pulmões, o que fará com que se sinta alguma falta de ar.

Um espermograma pode ser necessário, por exemplo, para verificar se há empecilhos à fertilidade. Agora, independentemente de hábitos e doenças prévias, o pré-natal do papai cobra exames de colesterol e glicemia, além de testes para flagrar doenças sexualmente transmissíveis (hepatite B e C, HIV, sífilis…).

Os principais exames que devem ser realizados na gravidez são:

  1. Hemograma. ...
  2. Tipo sanguíneo e fator Rh. ...
  3. Glicose em jejum. ...
  4. Exames para identificar infecções. ...
  5. Exame parasitológico de fezes. ...
  6. Exame de urina e urocultura. ...
  7. Ultrassom. ...
  8. Exames ginecológicos.

Quais são as principais vacinas para gestantes?

  • Tríplice bacteriana, ou dTpa-difteria, tétano e coqueluche. Esta vacina protege contra coqueluche, tétano e difteria. ...
  • Hepatite B. ...
  • Influenza (gripe) ...
  • Meningocócica conjugada ACWY. ...
  • Meningocócica B. ...
  • Febre amarela. ...
  • Vacinas pneumocócicas. ...
  • Hepatite A.

Essas ondas sonoras são ondas mecânicas com uma freqüência acima da faixa de audição humana. Logo, o uso frequente da ultrassonografia não faz nenhum mal à saúde e ao desenvolvimento do bebê.

Ultrassom obstétrico com Doppler colorido
Exame realizado no terceiro trimestre, geralmente, entre 32 e 36 semanas, mas pode ser recomendado pelo médico em qualquer momento da gravidez.

Importante saber que o ultrassom é um exame inócuo para você e para o bebê. Não há evidências de que o excesso de exames seja prejudicial ao bebê. Fique tranquila!

Ultrassom morfológico: feita entre a 28ª e a 32ª semana, avalia cada parte do corpo do bebê, e pode ser feito com Doppler, para analisar o fluxo sanguíneo e o cordão umbilical.

A idade gestacional sugerida para realização deste exame é entre 20 e 24 semanas de gestação.