Quantas miligramas de cafeína tem em 200ml de café?

Perguntado por: acosta3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Já o café filtrado possui em torno de 115 e 175 mg de cafeína para cada 200 ml.

As quantidades podem variar bastante. Uma xícara de 230 ml de café coado pode conter de 95 a 165 miligramas de cafeína, e o café instantâneo, 63.

400 miligramas

Quantidade certa de cafeína
Apesar de ser uma questão individual, a maioria das pesquisas, como a de um hospital nos Estados Unidos, aponta que o consumo diário de cafeína deve ser de, no máximo, 400 miligramas. Isso para um adulto, já que a substância não é indicada para crianças.

Cafeína: Qual a quantidade que podemos consumir? É seguro consumir até 400 mg de cafeína por dia, seguro para adultos, de todas as fontes, embora recomende não exceder 300 mg. Doses únicas de até 200 mg são seguras, mesmo se tomadas menos de duas horas antes do exercício físico intenso.

O efeito da cafeína pode durar de 3 a 5 horas, mas pode variar de acordo com a quantidade ingerida, a forma de consumo (café, chá, refrigerante, etc.)

80 mg

Uma lata de 250 ml de Red Bull Energy Drink contém 80 mg de cafeína, aproximadamente a mesma quantidade de uma xícara de café.

Por exemplo: uma lata de 250ml de energético tem 88mg de cafeína, uma xícara de 120ml de chá preto tem 47mg e uma xícara de 60ml café filtrado tem cerca de 31mg de cafeína.

café coado

Mas, o café coado tem maior teor de cafeína pelo fato do café ficar mais tempo em contato com a água, extraindo uma maior quantidade de cafeína do pó. A xícara do tradicional café coado tem entre 150 e 300 mg da substância, enquanto o espresso varia de 90 a 200 mg.

35mg

Uma lata de Coca-Cola de 350ml tem aproximadamente 35mg de cafeína. As pessoas muitas vezes se surpreendem quando descobrem que uma lata de Coca-Cola contém muito menos cafeína do que a mesma quantidade de café.

Segundo ela, estudos indicam que o consumo diário de cafeína para adultos sem nenhuma sensibilidade à substância deve ser de no máximo 400 mg. Isso equivale a cerca de 6 mg de cafeína por quilo corporal. “Uma mulher, por exemplo, com 65 kg poderia ingerir duas a três xícaras (120 ml) de café por dia”, afirma.

Pessoas que ficam intoxicadas por essa substância podem ter os seguintes sintomas: vômito, diarreia, letargia – diminuição da atividade das funções intelectuais, acompanhada de uma sensação de desorientação.

Em vista disso, é importante que você seja rápido para diminuir os efeitos indesejados da substância. Então, experimente beber água, pois o consumo de água ajuda a eliminar substâncias através da urina. Caso você queira, pode beber chá verde, chá preto ou chocolate amargo pela manhã.

No que diz respeito à overdose, os sintomas são mais intensos: delírios e alucinações, tontura, diarreia, convulsões, febre, sede, dificuldade para respirar, dor no peito e espasmos musculares. Se você sente isso ao tomar bebidas com cafeína, é hora de repensar o consumo e adquirir novos hábitos.

O excesso, como para todos os alimentos, é prejudicial. E, no caso do café o limite pode ser de uma até quatro xícaras por dia, de acordo com a pessoa.

Tomar 1200 mg de cafeína muito rapidamente pode acelerar o seu coração, por isso tenha cuidado com o consumo exagerado de bebidas energéticas. Uma dose concentrada de cafeína pura pode causar convulsões. A FDA adverte contra a cafeína pura, que pode ser encontrada sob a forma de suplementos alimentares.

Foi relatado que a ingestão diária extremamente alta (de 1.000 mg ou mais por dia) causa ansiedade, nervosismo e sintomas semelhantes na maioria das pessoas. Inclusive, até um consumo moderado pode causar efeitos colaterais semelhantes em pessoas que são mais sensíveis à cafeína.

Níveis elevados de cafeína podem aparecer na corrente sanguínea cerca de 15 a 45 minutos após o consumo. O pico de ação ocorre em 1 hora e dura cerca de 3 a 6 horas após a ingestão.

A cafeína apenas bloqueia o processo natural, como se mascarasse a função intrínseca da adenosina. Desta forma, as células continuam a produzi-la e a adenosina vai-se acumulando no organismo. No momento em que a cafeína desvanece, o efeito de sonolência será, consequentemente, mais forte.

A cafeína em cápsula deve ser tomada de preferência com 1 copo de água e sempre após o café da manhã e/ou após o almoço, para evitar irritação no estômago. É importante evitar tomar as cápsulas de cafeína à noite, pois podem diminuir a qualidade do sono.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.