Quantas miçangas tem uma guia de Oxalá?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Guia de Oxalá em Pedra Natural Jade Branca com 8 Fios de Miçanga.

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

Informações técnicas: Peso aproximado: 250g. Tamanho das miçangas: 5/0 aproximadamente 4,6mm.

Esta guia é composta por contas de madrepérola branca, decorada com cristais importados e opalinas, entremeios de metal e carrega um pingente de pomba, símbolo mais tradicional de Oxalá.

Como a guia é um objeto sagrado, não é necessário o uso ininterrupto, principalmente quando for uma guia de trabalho. A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta.

Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)

Quando o filho está com o seu fio de contas ou guia no pescoço, ele está em verdade carregando consigo seu próprio Orixá ou Entidade, e quando um desses colares arrebenta é sinal de que alguma energia negativa foi absorvida.

Geralmente projetado para a proteção de escadas e terraços, o guarda corpo deve ter altura suficiente para evitar quedas. A altura mínima deve ser de 85 cm, enquanto que um peitoril de janela deve ficar entre esta medida e 1,10.

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

Utiliza-se a guia atravessada também em tratamentos de certas partes do corpo, mas somente quando for ordenado que seja dessa forma, caso contrário a guia deve ser colocada no pescoço normalmente. Guias nas mãos ou enroladas no pulso, somente quando o médium está incorporado.

Descrição. Guia de Aço, tradicionalmente usado pela Umbanda e demais religiões afro-brasileiras. Representa as 7 Linhas (Orixás) e tem um valor magnético único.

Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe. Seus números para sorte: 3, 4 e 9.

25 de dezembro

É que 25 de dezembro, data estabelecida para a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, também é considerada como o dia de Oxalá, a quem representa no sincretismo religioso.

  • 1 - Linha de Oxalá Essa linha representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus, o verbo solar. ...
  • 2 - Linha de Iemanjá Essa linha é também conhecida como Povo d'Água. ...
  • 3 - Linha de Xangõ ...
  • 4 - Linha de Ogum. ...
  • 5 - Linha de Oxossi. ...
  • 6 - Linha de Yori. ...
  • 7 - Linha de Yorimá

Essa guia, não é uma regra, mas geralmente pede-se uma Guia de Oxalá, ou de Sete Linhas. A guia de Oxalá é de cor branca. Oxalá é o Orixá Maior representado por Jesus. Essa é a mais usada nos casos de proteção e tratamentos.

Guia para Oxalá, Protetor de Aquário
Use contas nas cores prata e branco para começar a fazer sua guia em uma sexta-feira ou domingo. Deixe-a depois de pronta em um copo com água e sal, ao luar, por uma noite. No dia seguinte, deixe-a para secar ao sol, por 10 minutos.

Na umbanda, o ato de cruzar uma imagem ou elemento é pegar algo que não é sagrado e torná-lo sagrado perante nossa religião. Esse ato quem faz é um Guia, usando seus elementos e magia necessária para qual for o objetivo.