Quantas miçangas tem que ter uma guia?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Sequência de 7 miçangas de cada cor. Sempre use o mesmo tamanho da miçanga das 3 cores para confeccionar a guia.

Guia Cristal Exu / Pomba Gira 147 Contas Umbanda/ Candomblé

O ideal é uma guia de 1,5 a 2 metros. Esse comprimento permite que o animal se distancie para interagir com outros animais ou para farejar algo com liberdade.

QUANDO ESTOU EM EVENTOS SOCIAIS COM OS AMIGOS, DEVO USAR A GUIA? Não para a guia de trabalho (caso de médiuns). Para as guias de proteção poderá ser utilizada como de costume. Não é aconselhável entregar a guia para outra pessoa cuidar enquanto faz alguma atividade.

Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum. Há uma superstição de você não deve beber ou transar com uma guia, mas discordo. Ela atua passivamente quando não há a ativação de uma entidade.

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

Descrição. Guia de Aço, tradicionalmente usado pela Umbanda e demais religiões afro-brasileiras. Representa as 7 Linhas (Orixás) e tem um valor magnético único.

Tanto os indivíduos pertencentes as tribos, as religiões atuais e hoje mais precisamente o umbandista, pretendem ao usar as guias e tantos outros elementos, é se proteger contra influências externas.

Utiliza-se a guia atravessada também em tratamentos de certas partes do corpo, mas somente quando for ordenado que seja dessa forma, caso contrário a guia deve ser colocada no pescoço normalmente. Guias nas mãos ou enroladas no pulso, somente quando o médium está incorporado.

Quando o filho está com o seu fio de contas ou guia no pescoço, ele está em verdade carregando consigo seu próprio Orixá ou Entidade, e quando um desses colares arrebenta é sinal de que alguma energia negativa foi absorvida.

Características principais

MarcaMacumbis
ModeloGuia de Oxala Porcelana 147 contas 8 mm Umbanda Candomble

Você pode abrir quantas guias quiser no Chrome. Também é possível ver todas as suas guias e alternar entre elas. Quando você abre uma nova guia, uma página "Nova guia" personalizada é mostrada com base no seu histórico de navegação.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura.

Logo, o uso de guias e colares, braceletes, pulseiras, tiaras (proteção à cabeça ou coroa), etc. tem fundamento mágico. Assim, devem ser entendidos e aceitos por todos os umbandistas como um dos fundamentos mágicos da nossa religião.

Na umbanda, o ato de cruzar uma imagem ou elemento é pegar algo que não é sagrado e torná-lo sagrado perante nossa religião. Esse ato quem faz é um Guia, usando seus elementos e magia necessária para qual for o objetivo.

O sangue menstrual pode gerar desconforto somente na médium, o que pode atrapalhar a conexão mediúnica, mas é só. Portanto, assim como a médium pode incorporar mesmo estando “naqueles dias”, pode conversar com seu pai de santo e deixar de fazê-lo caso ache melhor.