Quantas metrópoles têm no Brasil?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Existem atualmente 12 centros urbanos classificados entre as metrópoles brasileiras. Ouça o texto abaixo em aúdio! As metrópoles são centros urbanos de grande porte e caracterizam-se pelo poder de atração e influência que exercem sobre um grande número de cidades em seu entorno.

Florianópolis, Vitória e o município paulista de Campinas são as três novas metrópoles brasileiras, de acordo com o estudo Divisão Urbano Regional 2021, divulgado hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São Paulo

São Paulo é a grande metrópole nacional ocupando, isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do país com uma rede de influência que concentra 49 milhões de habitantes em 2018 e mais de R$ 2 trilhões anuais de PIB, o que corresponde a 23,6% da população e 33,3% da renda total do país.

Tóquio

Tóquio está em primeiro lugar na lista como a cidade mais populosa e também a maior do mundo. São mais de 37 milhões de habitantes. Delhi, na Índia, e Xangai, na China, estão na segunda e terceira posições.

Conforme a tipologia do IBGE, as metrópoles brasileiras são divididas em: grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole. A maior metrópole brasileira em população e importância é a cidade de São Paulo (São Paulo).

5. Salvador – 2.4 milhões de habitantes. Assim como o Rio de Janeiro, Salvador registrou uma queda acentuada em seu número de habitantes. De 2.675 milhões de habitantes de 2010, a cidade capital da Bahia caiu para 2.418 milhões de habitantes em 2022.

Grande Recife

Os maiores municípios são Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista. A sua densidade demográfica, de 1.342,88 hab/km², é uma das mais altas do país. O Grande Recife é a maior metrópole do Nordeste e a 5ª maior do Brasil.

Macapá, capital do Amapá – Cidade localizada às margens do Rio Amazonas. Possui população de aproximadamente 420 mil habitantes.

Uma metrópole, além da cidade de origem, abrange municípios no entorno, com tamanha integração entre eles que justifica tratá-los como “um único nó” da rede urbana – principalmente nos deslocamentos para estudo e trabalho – é o caso das cidades ao redor de São Paulo, como Guarulhos, Osasco e outras.

O Município de São Paulo integra todas as sub-regiões. São Paulo é a principal metrópole nacional e também considerada cidade global. Os números da RMSP impressionam. Com uma população de 21 milhões de habitantes (2015), que corresponde a 47,54% da população do Estado de São Paulo, ocupa uma área de 7.946,96 km².

São Paulo

São Paulo é atualmente a maior metrópole brasileira, sendo a única classificada como uma metrópole nacional.

Dados divulgados recentemente pelo IBGE revelam que a cidade mais populosa do País ultrapassou a marca dos 12 milhões de habitantes. Em um ano, o crescimento foi superior a 70 mil habitantes. Em média, a cada dia São Paulo recebe 193 novos habitantes.

Menores capitais do mundo
Não é só o Vaticano que tem pouquíssimos cidadãos. Segundo dados da ONU, a capital Vaduz, no país europeu de Liechtenstein, tem cerca de 5 mil habitantes. Já Funafuti, em Tuvalu, na Oceania, tem aproximadamente 7 mil habitantes em apenas 200 metros!

A cidade de Nova York lidera a lista com um crescimento de 40% em sua população de indivíduos de alta renda de 2012 a 2022.

Lista

  • Tóquio tem uma população de 39 milhões (área urbana)
  • Jacarta tem uma população de 35 milhões (área urbana)
  • Xunquim tem uma população de 32 milhões (delitimação administrativa)
  • Déli tem uma população de 31,87 milhões (área urbana)
  • Seul tem uma população de 25,51 milhões (região metropolitana)

20 maiores cidades do mundo em 2022

  • Tóquio (Japão) População estimada: 37.274.000. ...
  • Deli (Índia) População estimada: 32.065.760. ...
  • Xangai (China) População estimada: 28.516.904. ...
  • Daca (Bangladesh) População estimada: 22.478.116. ...
  • São Paulo (Brasil) População estimada: 22.429.800. ...
  • Cidade do México (México)

A região que recebe influência direta de sua metrópole é denominada região metropolitana, e é formada pelas cidades que estão no entorno da metrópole.