Quantas mentes nós temos?

Perguntado por: egomes9 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

De acordo com a forma como ocorrem esses processos, alguns estudiosos do tema propuseram a existência de três tipos de mentes: a rígida, a líquida e a flexível. Cada uma delas tem suas próprias características e obedece a lógicas diferentes.

O cérebro é a parte física, ou seja, é um órgão que se encontra na cavidade craniana que apresenta uma grande quantidade de neurônios (células do sistema nervoso). A mente representa como a parte imaterial e funcional deste órgão.

Eles identificaram 3 níveis de complexidade mental, cada um com características claramente identificáveis, os quais denominaram tipos de mente. São eles: a mente socializada, a mente autoral, e a mente autotransformadora. Vamos compreender mais claramente as diferenças.

Disciplina, síntese, criatividade, respeito e ética os cinco mandamentos da MENTE DO FUTURO.

Ela se chama área fusiforme e é um pedaço fininho e comprido da parte de baixo do cérebro. Quando você vê uma pessoa pela primeira vez, sua área fusiforme analisa o rosto dela. O processo dura frações de segundo e é inconsciente, ou seja, você não percebe que está acontecendo.

O poder da mente realmente é capaz de fazer maravilhas na vida de qualquer pessoa. E por mais que pareça besteira, ou contos de autoajuda, ter bons pensamentos é importante para manter o equilíbrio em um todo, proporciona uma verdadeira qualidade de vida.

A mente humana é representada por 3 camadas distintas: Inconsciente, Consciente e Subconsciente.

O cérebro é um órgão do corpo, é físico, e o seu principal trabalho é, aliás, mexer o corpo, conforme o que pensamos e sentimos; conforme o que inconsciente ou conscientemente se vai passando.

(João 14.6) Mentiras são geradas na vida do mundo a todo instante e muitas vezes nós também somos enganados e a Bíblia diz que a mentira é do diabo porque ele mente desde o principio. (Jo 8.44) Nossa mente precisa estar cheia das verdades eternas e elas precisam guiar nossas vidas.

O cérebro funciona como um músculo, isto é, torna-se mais forte à medida em que é exercitado e estimulado. Uma mente poderosa, desde que sob controle do seu dono, possibilita alcançar resultados excepcionais.

De acordo com Matt Davis, professor da Universidade de Cambridge, “o cérebro continuamente prevê sons, palavras e significados que os indivíduos estão tentando produzir ou comunicar. Apenas notamos um objeto quando o inconsciente calcula sua importância”.

Resposta verificada por especialistas. O nome dado as pessoas que leem mentes é telepata.

As mentes líquidas: uma perspectiva camaleônica
Elas não conseguem ter consciência e, por isso, se acomodam por qualquer coisa. Elas assumem a forma do recipiente onde estão alojadas. São características de pessoas que renunciaram a qualquer tipo de controle sobre as circunstâncias.

O cérebro é a parte física e a mente, a abstrata. Enquanto o cérebro cuida do perfeito funcionamento do corpo, dos sinais elétricos e da resposta emocional quando pensamos em algo que nos gera emoção, a mente é a responsável por gerar o pensamento que motivou o cérebro a iniciar sei trabalho.

Para esclarecer isso, confira sete modos de como acessar o inconsciente.

  1. Associação livre.
  2. Interpretando sonhos. Desejos. Medos.
  3. Analisando o significado das palavras.
  4. Observando hábitos recorrentes.
  5. Chistes. Condensação. Deslocamento. ...
  6. Lapsos.
  7. Analisando a cultura.
  8. Considerações finais sobre como acessar o inconsciente.

O inconsciente se revela num ato que surpreende e ultrapassa a intenção daquele que fala, de modo que o sujeito diz mais do que pretende dizer e, ao dizer, revela a sua verdade.

Em outras palavras, os mecanismos inconscientes, por meio da preparação da atividade neural, nos preparam para qualquer ação que decidamos realizar. Mas tudo isso acontece antes de termos conscientemente a intenção de fazer algo. Nosso inconsciente parece reger todas as ações que realizamos.

«Descobri provas científicas de que se pode alterar a fisiologia do corpo reorientando a mente. Seja qual for o mecanismo, é evidente que a mente e o corpo comunicam através de hormonas e neurotransmissores, que têm origem no cérebro e depois transmitem sinais a outras partes do corpo», diz Lissa.

Fazer atividades físicas traz diversos benefícios para o corpo e mente, e essa relação é trabalhada de forma mais saudável e presente, percebendo a interferência de pensamentos nas atitudes e atividades e ao contrário também. Por isso, ao realizar seus exercícios físicos, preste atenção em onde está seu pensamento.

O cérebro multiplica os problemas como consequência de um viés cognitivo que leva à instalação e ao desenvolvimento de padrões, que são generalizados ou aplicados em excesso sem nenhuma razão real para isso. Por isso, temos a sensação de que as dificuldades se acumulam, quando a realidade não é bem assim.

Qual é a melhor estratégia para buscar o autoconhecimento?

  1. Conheça suas emoções. Todas as suas emoções dizem algo a respeito de você. ...
  2. Peça ajuda quando achar necessário. ...
  3. Questione-se. ...
  4. Não julgue a si mesmo ou aos outros.