Quantas Megalopóles tem no Brasil?

Perguntado por: usantos . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

O Brasil possui uma megalópole que contempla uma extensa área que engloba a Grande São Paulo, a Grande Rio de Janeiro, passando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba.

No Brasil, existe uma megalópole envolvendo uma grande área que vai da Grande São Paulo a Grande Rio de Janeiro, perpassando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba.

No Brasil, o exemplo mais utilizado para exemplificar o conceito de megalópole está nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Dados divulgados recentemente pelo IBGE revelam que a cidade mais populosa do País ultrapassou a marca dos 12 milhões de habitantes. Em um ano, o crescimento foi superior a 70 mil habitantes. Em média, a cada dia São Paulo recebe 193 novos habitantes.

Entre os principais centros urbanos que compõem a megalópole estão, além de São Paulo e Rio de Janeiro, as cidades de Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Duque de Caxias, Volta Redonda e Niterói.

Atualmente, o maior exemplo de megalópole do mundo está no Japão, interligando as metrópoles de Tóquio, Osaka e Kitakyushu, além de centenas de outras cidades que compõem o seu entorno.

As maiores metrópoles brasileiras são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. São Paulo é a única pertencente à categoria de Grande Metrópole Nacional, enquanto Brasília e Rio de Janeiro são classificadas como Metrópoles Nacionais.

Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas como, por exemplo, a faixa que se estende pela costa norte-americana desde Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

A região metropolitana de São Paulo (metrópole: São Paulo) a de Campinas (metrópole: Campinas), a de Sorocaba (metrópole: Sorocaba), a do Vale do Paraíba e Litoral Norte (metrópole: São José dos Campos), a região metropolitana de Sorocaba (metrópole: Sorocaba) e a da Baixada Santista (metrópole: Santos).

As megalópoles são formadas pela junção de várias metrópoles. O termo megalópole se aplica há um conjunto de regiões metropolitanas, cujo crescimento urbano acelerado leva o contato da área de influência de umas com as outras.

Esse conceito foi criado pela ONU para designar todas as cidades do mundo que possuem uma população superior a 10 milhões de habitantes. Desse modo, uma megalópole muito provavelmente apresenta uma ou mais megacidades, mas nem toda megacidade forma em torno de si uma megalópole.

Tóquio

Atualmente, Tóquio (Japão) é a maior 'megacidade' do mundo com 37,4 milhões de habitantes. Em 2100, será Lagos (Nigéria) com 88 milhões.

As 20 maiores cidades do mundo em 2022 em relação ao número de habitantes são: Tóquio (37.274.000); Delhi (32.065.760); Shangai (28.516.904); Dhaka (22.478.116); São Paulo (22.429.800); Cidade do México (22.085.140); Cairo (21.750.020); Pequim (21.333.332); Mumbai (20.961.472); Osaka (19.059.856); Xunquim (16.874.740); ...

Resposta verificada por especialistas
A única Grande Metrópole Nacional é a letra "A", ou seja, São Paulo.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: segunda maior capital brasileira, onde habitada por 6.747.815 pessoas. Sua densidade demográfica era de 5.265,82 hab/km2 em 2010. Brasília: possui, de acordo com as estimativas do IBGE para 2020, 3.055.149 de habitantes, sendo a terceira maior do país. Sua densidade demográfica é de 444,66 hab/km².

As duas principais megalópoles brasileiras são: São Paulo e Rio de Janeiro. O Brasil é um grande país, mas só possui essa duas megalópoles, o resto das cidades são metrópoles, cidades satélites e cidades menores. São Paulo, além de megalópole, é uma cidade global, assim como Pequim, Londres e Nova York.

O Brasil possui uma megalópole que contempla uma extensa área que engloba a Grande São Paulo, a Grande Rio de Janeiro, passando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. Essa área é densamente urbanizada e industrializada, no entanto, consiste em somente 0,5% do território nacional.

Megalópole é uma zona urbana densamente povoada e constituída pelo conjunto de grandes metrópoles e outras cidades que são interligadas entre si.