Quantas matérias posso trancar?

Perguntado por: oteixeira9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

De acordo com a Portaria FEA-RP 69/2019, Artigo 7º: “O aluno poderá trancar disciplinas obrigatórias ou optativas parcialmente no limite máximo de 10 disciplinas ao longo do seu curso”.

O trancamento de disciplina não tem efeito sobre o coeficiente do aluno, no entanto, é bom estar atento ao tempo máximo de integralização do curso, uma vez que o aluno fica desperiodizado e isso retarda a conclusão do curso.

A maneira como acontece a volta ao curso também é diferente. Se o aluno trancar a faculdade, ele pode voltar dentro do período estipulado de onde parou. Porém, se cancelar, precisa fazer o processo seletivo novamente.

Para trancar a faculdade é necessário ir até a secretaria do curso e solicitar o recurso, pois as regras podem variar de acordo com as instituições, assim como os documentos necessários para o atendimento da solicitação.

Por quanto tempo pode trancar a faculdade? O tempo que um curso pode permanecer trancado depende muito da faculdade onde o aluno estuda. A maioria permite que a matrícula fique trancada por dois anos. Assim, enquanto o curso estiver trancado, será como se a matrícula estivesse congelada.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade.

Em alguns casos, o trancamento de matrícula pode fazer com que o aluno continue pagando as mensalidades. Algumas instituições cobram até para que o estudante pague um certo valor para que sua vaga seja mantida. Em outras situações, caso o pagamento tenha sido feito de forma integral, o aluno pode solicitar o reembolso.

Se você trancar ou cancelar, então não deve ser cobrado as mensalidades que vencerem, mas se você abandonar a faculdade as mensalidades serão cobradas normalmente, podendo te gerar uma grande dor de cabeça.

Um dos motivos clássicos que levam ao trancamento da faculdade é o desejo de estudar e trabalhar fora do país. A necessidade de entender e saber falar inglês, espanhol e até outro idioma para o mercado de trabalho, faz com que os jovens busquem essa especialização para terem oportunidades de emprego melhores.

Eles estão proibidos de cobrar taxas para a realização de procedimentos normais e necessários ao seguimento do curso, como segunda chamada de prova, por motivo justificado, revisão de nota, trancamento de matrícula ou disciplinas, justificativa de falta, aproveitamento ordinário de estudos, cadastramento de senha, ...

Os cursos de Educação a Distância – EaD, assim como os presenciais, precisam cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estabelecida pelo Ministério da Educação – MEC. Os alunos de EaD também têm o direito de trancar a matrícula e, em geral, o procedimento e requisitos são os mesmos da modalidade presencial.

Como fazer para retornar depois
Assim como o processo de trancamento, para poder fazer o retorno o melhor caminho é procurar a secretaria acadêmica do curso para receber as orientações. Ou seja, cada situação é analisada e o procedimento pode variar de acordo com o contexto do aluno.

O Projeto de Lei 2502/22 altera as regras para o aproveitamento de estudos por instituições de ensino superior, observado o prazo máximo de dez anos após a conclusão das disciplinas com aprovação.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação.

Paim: reprovação em uma ou duas matérias não deve levar aluno a repetir ano | Agência Brasil.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.