Quantas matérias posso fazer por semestre?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Para entender melhor imagine que você vai cursar 5 disciplinas em um semestre, cada uma com 4 créditos, totalizando 20. Se a sua faculdade possuir esse limite, só será possível reprovar 10 créditos, ou seja, 2 matérias.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

O Projeto de Lei 2502/22 altera as regras para o aproveitamento de estudos por instituições de ensino superior, observado o prazo máximo de dez anos após a conclusão das disciplinas com aprovação. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A possibilidade existe, e isso por conta de diversos contextos, seja aproveitamento, encaixe de disciplinas etc., porém a Instituição deve estabelecer um limite para cada curso e cada caso específico. O ideal é que você converse com a coordenação do seu curso e com o atendimento da Instituição.

A cada 6 disciplinas cursadas, considera-se um semestre. Ou seja, Você terá 7 Semanas para estudar duas Disciplinas, entre livros, e-book, slides interativos, video aulas e atividades propostas (APOL “Atividade Pedagógica On line” e ou Estudo de Caso).

Historicamente, se pode observar que os cursos de Ciências Exatas estão entre os que mais reprovam, especialmente no que se refere à Matemática, não só no ensino superior, mas desde o ensino fundamental.

Para começar, divida uma folha de papel em 7 porções, uma para cada dia da semana. Depois, faça uma divisão de horários em várias linhas e com os intervalos necessários, como de hora em hora. Então, adicione todas as atividades fixas. Inclua as aulas que não podem ser mudadas e os demais compromissos.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

Assim, mesmo que você não seja aprovado em uma disciplina, você não reprova de ano. Cada matéria da faculdade está disposta dentro de um período letivo, é claro. No entanto, elas funcionam de maneira independente. Dessa forma, o aluno tem total liberdade para criar sua grade de horários.

Reprovação em uma matéria não deve levar aluno a repetir ano, diz ministro.

O aproveitamento de disciplinas está regulamentado pelo Art. 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e pelo Parecer CNE/CES nº 282/2002. Esse aproveitamento se dá pelo reconhecimento da equivalência de duas ou mais disciplinas oferecidas por instituições de ensino diferentes.

Uma boa estratégia é "puxar" as disciplinas, digamos, não essenciais para sua formação (que estão no currículo para "encher linguiça"), e fazê-las no menor tempo possível e cursar as matérias "importantes" em semestres mais tranquilos para absorver melhor o conteúdo.

Não há flexibilização para a regra. Caso ultrapasse o prazo máximo, o aluno é jubilado e só poderá ser reintegrado mediante novo concurso vestibular. O estudante, porém, não precisa estar entre os aprovados do concurso. Para ser reintegrado, basta ser classificado no concurso, superando a linha de corte.

Os cursos superiores de tecnologia, também chamados de tecnológicos e cursos de tecnólogo, permitem concluir uma faculdade em apenas dois anos e são muito procurados por quem quer ter um diploma de curso superior em pouco tempo.

A resposta é: sim! Você pode fazer dois cursos superiores na mesma época, mas é preciso considerar alguns fatores para ver se essa escolha é viável. Por exemplo, dependendo da carga horária ou do turno das aulas, pode não ser possível seguir com o plano.

Ora, se o aluno está aprovado em todas as disciplinas, tendo apresentado seu trabalho de conclusão de curso, com aprovação máxima, e, como qualquer aluno concludente, se encontra tão somente aguardando as formalidades necessárias à colação de grau, não há vedação legal para que ela seja antecipada.

Sim, diversas faculdades oferecem cursos 100% EAD, sendo que as aulas e atividades são realizadas online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Porém, o aluno deve ir até à faculdade pelo menos uma vez por semestre.

Na pós-graduação em educação ead, por exemplo, é ideal dedicar algumas horas para conseguir desenvolver habilidades que podem ajudar na sua carreira. Por outro lado, o recomendado para a maioria dos cursos é até cinco horas por semana, ou seja, uma hora por dia.

Quantas horas por dia é preciso estudar a distância? De modo geral, para que você consiga absorver todos os conteúdos das aulas e se dar bem no EAD, é possível estudar de 1 hora e meia a 4 horas por dia.