Quantas matérias pode ficar em dependência no Ensino Médio?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

De acordo com o diretor, do 6º ao 9º ano, o aluno pode ficar na dependência de até duas disciplinas, e no Ensino Médio, até três.

Essa dependência é uma ou mais atividades e/ou provas sobre conteúdos dessa disciplina que o aluno foi reprovado. Vale lembrar que é costume o estabelecimento de quantidade de disciplinas com reprovação que cada aluno pode ter para que ele não seja reprovado no ano automaticamente.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

Os alunos poderão ter até 04 disciplinas em regime de dependência (DP) para que possam ser promovidos de série na próxima rematrícula. Para as disciplinas em regime de Dependência,os alunos são matriculados automaticamente à medida que as mesmas são ofertadas.

Sim, elas são pagas. Quando você é reprovado em uma disciplina, você precisa cursá-la novamente e realizar o pagamento de mensalidade por disciplina reprovada, estendendo a duração do curso em um mês adicional para cada dependência que tiver, sem taxas extras.

Resposta verificada por especialistas
No ensino técnico e superior a reprovação em uma unica matéria não fará você reprovar o período ou o ano inteiro, você apenas irá ter que cursar a disciplina novamente.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

DP é o termo usado por muito estudantes universitários para a dependência na faculdade. Ou seja, para aquela disciplina que você reprovou e precisa fazer de novo. Isso é algo comum e muitas pessoas já tiveram essa experiência. Algumas, inclusive, já reprovaram a mesma disciplina várias vezes.

Esta é uma pergunta que recebo com frequência e a resposta é sim. Pode ser reprovado por falta, mesmo com boas notas e no último ano do Ensino Médio, porque esta é um determinação de lei federal.

Quando utilizamos o termo “DP”, estamos nos referindo à uma dependência de disciplina, ou seja, acontece quando você é reprovado em uma matéria e vai precisar refazê-la. A DP na faculdade acontece quando o aluno não alcança os critérios de avaliação necessários para ser aprovado.

Pensando em 2023
Olhando desde já para o próximo ano, as escolas devem ter planos para garantir as aprendizagens tanto dos alunos que foram aprovados com dificuldades quanto daqueles que foram retidos.

Portanto, a reprovação por frequência possui impacto negativo maior no IRA do que o trancamento da disciplina, que, por sua vez, tem impacto negativo maior que a reprovação por nota. Durante a pandemia da COVID-19 , foi estabelecido o mecanismo de supressão de componentes curriculares.

A depressão está tipificada na CID (Classificação Internacional de Doenças), de acordo com a Agência Nacional de Saúde, é uma doença que pode acometer qualquer pessoa, criança, jovens, homens, mulheres, idosos. Por isso, o atestado do aluno acometido por esta doença abona as faltas no decorrer do ano letivo.

Em faculdades particulares, quando o aluno reprova em alguma disciplina, ele fica incumbido de pagar uma taxa para poder repetir a matéria que ficou em dependência. O preço é proporcional à matéria cursada e é incluso nas mensalidades, mas também pode variar conforme a instituição.

O termo DP é usado para se referir a dependência em uma disciplina. Ou seja, quando o estudante não consegue alcançar a média esperada e precisa repetir a matéria. A situação é bastante comum e não precisa ser um bicho de sete cabeças.

De modo geral, no ensino médio ou fundamental, a reprovação em uma matéria acarreta a reprovação em todas as outras, levando o aluno a repetir todas as matérias.

De acordo com o diretor, do 6º ao 9º ano, o aluno pode ficar na dependência de até duas disciplinas, e no Ensino Médio, até três.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação.