Quantas Maria existem?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Segundo o órgão, 11,7 milhões de brasileiras tem esse nome.

Podemos considerar para a resposta estes três nomes. Primeira Maria: Maria Mãe de Jesus. Segunda Maria: Maria Mãe de Tiago e José. Terceira Maria: A Chamada Maria Madalena.

Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Ocorre que existem muitíssimas devoções diferentes tributadas a Maria: Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora da Purificação etc.

7 dos nomes mais raros (e únicos) que existem no Brasil

  • Adormeciano. (Fonte: Shutterstock) ...
  • Shakelle. (Fonte: Wikimedia Commons) ...
  • Xérox. (Fonte: SBT/Reprodução) ...
  • Carimbo. ...
  • Wembleijane. ...
  • Elvispresley. ...
  • Elbertix. ...
  • 5 países que também fazem festas juninas.

Levantamento inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o nome próprio mais comum no Brasil é Maria. Segundo o órgão, 11,7 milhões de brasileiras tem esse nome.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

Maria se tornou "Nossa Senhora", assim chamada, somente no fim do período medieval. Mas, historicamente, a Igreja já a reconhecia como "Mãe de Deus" muito antes — mais precisamente a partir do século 5, depois do Concílio de Éfeso, em 431.

Em cada país, em cada comunidade, em cada lar católico, a Virgem Maria é invocada das mais diversas formas, com diferentes nomes, conforme a fé e a devoção populares. Em muitos países houve aparições de Nossa Senhora e, a partir destas, surgiram muitos outros títulos marianos.

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

As três estrelas foram batizadas com nomes árabes: Mintaka, Alnilam e Alnitak, que significam o cinto, a pérola e a corda, caracterizando os elementos do cinturão do caçador Órion. Cada cultura dá às Três Marias um diferente significado.

Mesmo que não dê mais para vê-las, dá para matar a saudade conhecendo um pouco mais sobre elas. O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”.

A Virgem Maria tem mais de mil representações no mundo. Estas são 14 delas, com a origem da devoção.

O material em que foi confeccionada é a terracota, um tom marrom, não tão escuro como se vê hoje. Não se sabe ao certo quanto tempo a imagem passou dentro do Rio Paraíba do Sul. Há quem diga que ela era uma imagem branquinha e, pelo tempo no rio e pela fumaça das velas no oratório, teria ficado mais enegrecida.

Na trajetória de nossas vidas, Maria, além de Mãe, se torna também uma irmã de fé, que nos acompanha e ilumina cada passo de nosso caminho. E é nas nossas atitudes, enquanto passamos pelo processo de amadurecimento, que temos a chance de aprofundar nosso caminhar como discípulos de Cristo.

Segundo a investigadora Laura Wattenberg que passou a última década a estudar os nomes, o nome mais utilizado no mundo inteiro é Sophia, com todas as suas variações.

Após serem os nomes mais registrados em 2020 e 2021, Miguel e Helena lideram o ranking de tendências para 2023.

A lista de nomes mais comuns registrados no país em 2021, divulgada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), mostrou que Miguel (com 28.301 registros), entre os homens, e Helena (com 21.890 registros), entre as mulheres, foram os mais escolhidos.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs.

Mas há indícios que permitem acreditar que ela teria se tornado esposa de José ainda adolescente, como era praxe entre famílias judaicas daquela época. "Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

É Maria, a serva do Senhor! Deus é aquele que exalta os humilhados e humilha aqueles que se exaltam. Maria, por toda a sua vida, foi uma mulher que se colocou como serva, comportou-se como uma discípula do Senhor Jesus, a filha de Deus Pai que seguiu os passos do Mestre Jesus. Ela é a Mãe do Senhor, a Mãe do Salvador.