Quantas Maria existe no mundo inteiro?

Perguntado por: iteles . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

É difícil saber quantas representações de Nossa Senhora existem, mas acredita-se que sejam mais 1000 delas. Mesmo com essa grande quantidade de aparições, é importante ressaltar que, de acordo com a Bíblia Sagrada, há apenas uma Nossa Senhora, que é a Maria de Nazaré, mãe de Jesus.

A Igreja Católica reconheceu apenas dezesseis desses fenômenos, chamados “Aparições Marianas”; no entanto, existem registros que evidenciam mais de duas mil aparições desde 1545, ano em que ocorreu o Concílio de Trento.

Qual a diferença entre 'Santa Maria' e 'Nossa Senhora'?
Todos eles se referem à mesma pessoa, àquela que deu à luz o Filho de Deus, Jesus Cristo. Ao mesmo tempo cada título tem por trás uma particularidade e exprime diversas experiências de relação com a Mãe de Deus.

A primeira aparição mariana de que se tem notícia aconteceu no ano 40. A Santíssima Virgem apareceu a um dos apóstolos, São Tiago Maior, na Espanha. Tiago era irmão de São João. A devoção ficou conhecida como Nossa Senhora do Pilar.

Segundo a investigadora Laura Wattenberg que passou a última década a estudar os nomes, o nome mais utilizado no mundo inteiro é Sophia, com todas as suas variações.

Maria

Trata-se de Maria, uma jovem judia nascida em Nazaré há pouco mais de 2 mil anos, quando essas terras ao sul de Israel eram parte do Império Romano. Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo.

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa, no ano 42 ou 44. Teria então uns 60 anos de idade.

Sob o título de “Imaculada Conceição”, ela pediu oração e penitência pela conversão dos pecadores. Sua primeira aparição aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1858 e a sua última aparição foi no dia 16 de julho de 1858.

A maior parte dos (poucos) indícios históricos indica que Maria e José realmente tiveram filhos depois do nascimento de Jesus. É claro que, sem nenhum acesso a registros familiares contemporâneos ou evidências arqueológicas diretas, a conclusão só pode envolver probabilidades, e não certezas.

O ciclo das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos em Fátima, Portugal, encerrou-se no dia 13 de outubro de 1917.

Em cada país, em cada comunidade, em cada lar católico, a Virgem Maria é invocada das mais diversas formas, com diferentes nomes, conforme a fé e a devoção populares. Em muitos países houve aparições de Nossa Senhora e, a partir destas, surgiram muitos outros títulos marianos.

Originalmente, ela seria uma representação de Nossa Senhora da Conceição, que é branca, mas teria escurecido com o tempo passado submersa no rio. Outra narrativa atribui sua cor à fumaça das velas do oratório montado na casa de um dos pescadores, onde a santa permaneceu até ser transferida para uma nova capela em 1745.

Filha de Ana e Joaquim, ela teria nascido num dia 8 de setembro e, de acordo com o costume judaico da época, deu à luz com 13 anos. A Virgem Maria tem mais de mil representações no mundo. Estas são 14 delas, com a origem da devoção.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Feita de barro, com 36 centímetros de altura e pesando pouco mais de dois quilos, a imagem da Santa ainda existe, e está exposta no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Aparecida, São Paulo. O nome da santa ficou conhecido assim, no Brasil, porque a imagem apareceu para os pescadores.

Portanto, quando dizemos “Maria Passa na Frente”, na verdade estamos pedindo para que ela coloque Jesus na frente. Além disso, a sua mão direita está colocada para trás e isso representa um nobre gesto. É como se ela dissesse a nós: “Venha, segure a minha mão que vou te levar sob a minha proteção”.