Quantas macrorregiões tem o Ceará?

Perguntado por: dgomes8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

No tocante às macrorregiões de planejamento (Mapa 2) e microrregiões administrativas (Mapa 3), cita-se que o Estado foi regionalizado em oito macrorregiões e vinte regiões administrativas, sendo que as macrorregiões de planejamento constituem-se em combinações das microrregiões.

O Brasil possui 3 regiões geoeconômicas, também chamadas de macrorregiões econômicas ou complexos regionais. São elas: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.

Cada microrregião tem uma cidade que funciona como sede para a aplicação das provas objetivas e de redação. No caso da Paraíba, são os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. Já uma macrorregião, é um território considerado maior. Ou seja, um estado brasileiro pode compor uma ou mais macrorregiões.

Havia um total de 558 microrregiões distribuídas em 137 mesorregiões, dividindo o território das unidades federativas brasileiras e agrupando os 5 570 municípios, à época em 2017.

O Brasil é dividido em 5 Grandes Regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

A macrorregião corresponde a uma região maior. Um estado pode representar uma ou mais macrorregiões. O Acre, por exemplo, possui apenas uma macrorregião (macro 2), enquanto que o Rio de Janeiro é dividido em três macros (40, 41 e 42).

A divisão regional em Macrorregiões (Grandes regiões) é utilizada para fins didáticos e foi dividida em espaços homogêneos, resultando em 5 regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Em regra, as macrorregiões correspondem aos estados brasileiros, mas cada unidade federativa pode ter mais de uma macrorregião. Por exemplo: o Acre tem apenas uma macrorregião; o estado de São Paulo tem quatro.

Características das regiões do Brasil

  • Região Norte.
  • Região Nordeste.
  • Região Centro-Oeste.
  • Região Sudeste.
  • Região Sul.

Uma das várias regionalizações existentes sobre o território brasileiro é a regionalização geoeconômica, que divide o país em três grandes complexos regionais: o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia.

Dezenove municípios compõem a macrorregião: Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

por Joice Silva | seg, 26/12/2022 - 10:27
As macrorregiões correspondem à região maior como o Estado, e dentro dos Estado, estão as microrregiões.

A regionalização oficial do Brasil divide o território em cinco grandes regiões também chamadas macrorregiões. Para essa divisão, o IBGE agrupou os estados segundo uma combinação de aspectos naturais, sociais e econômicos. Note que os limites das regiões coincidem com os limites dos estados.

Dentre os estados, Bahia e Ceará apresentam a maior quantidade de mesorregiões sete em cada; seguidos por Maranhão e Pernambuco cada qual com cinco; Piauí e Rio Grande do Norte apresentam quatro e, por fim, Alagoas, Paraíba e Sergipe apresentam três mesorregiões respectivamente.

As Microrregiões Geográficas são conjuntos de municípios contíguos e foram definidas como partes das mesorregiões que apresentam especificidades, quanto à organização do espaço.

Segundo o IBGE, para a formação das mesorregiões foram estabelecidos como critérios: as características sociais, a geografia e a articulação espacial. Já as microrregiões adotaram como quesitos a produção econômica e a articulação.

Cococi

A equipe do Fantástico vai até Cococi. Algumas pessoas chamam de cidade-fantasma do Ceará, já que ela está em ruínas e foi praticamente abandonada.

Os cinco maiores municípios em número de habitantes são: Fortaleza (2.596.157), Caucaia (372.413), Juazeiro do Norte (269.435), Maracanaú (231.121), Sobral (219.030). No total, o estado cearense tem 8.936.431 habitantes.