Quantas linhas tem que ter uma introdução?

Perguntado por: uazambuja . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
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Introdução de uma redação pode ser iniciada de diversas maneiras, mas cuidado para não ser muito longa. Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória.

No caso de redações dissertativo-argumentativas, que é o tipo mais comum de redação cobrado em vestibulares, concursos públicos e processos seletivos, o tamanho ideal da introdução é de um parágrafo. Ou seja, é um pequeno trecho. E você deve manter sempre em mente que ele precisa ser marcante.

Tanto a introdução quanto a conclusão necessitam sempre de apenas um parágrafo. Enquanto isso, o desenvolvimento tem um número variável de parágrafos.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Uma boa introdução precisa informar ao leitor de forma clara e objetiva o que será trabalhado no desenvolvimento e na conclusão do texto. Nela, apresentam-se os principais temas que serão discutidos ao longo do conteúdo, então deve servir como um convite para que o texto seja lido até o final.

A introdução, por ser a parte inicial do texto, é representada, geralmente, pelo primeiro parágrafo da redação e tem o objetivo de apresentar o assunto que será discutido ao longo do texto.

Certamente o tamanho da introdução vai depender do tamanho do seu TCC, mas o ideal é que 10 parágrafos, ou de 1 a 3 páginas, sejam suficientes para uma introdução direta e objetiva.

Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo

  • O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  • Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  • Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  • O objetivo é convencer o leitor.

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

Uma conclusão não deve ser muito longa. Isso porque a parte de argumentar e apresentar dados já passou. Foque nas sugestões que serão oferecidas ao leitor, sendo claro e objetivo. Numa redação, geralmente a conclusão é feita em 5 linhas, ou seja, em um parágrafo.

Sim, isso pode acontecer: uma introdução pode ter dois parágrafos. Não existe qualquer perda de pontos por isso numa prova.

Introdução: parágrafo que se encontra no início do texto. A introdução pode corresponder a um ou mais parágrafos, desde que estejam posicionados na parte inicial e apresentem as informações para contextualizar o assunto.

Introdução: todo parágrafo tem um período introduzindo a sua ideia central, nesse caso, o tópico frasal. Desenvolvimento: após introduzir a ideia central, o parágrafo deve discuti-la trazendo informações, ideias secundárias etc.

O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

Você pode começar a introdução da redação fazendo uma pergunta que será respondida ao longo do texto.

Logo, a estrutura da introdução perfeita deve apresentar: Contextualização + problematização + apresentação da tese + citação breve dos dois argumentos.

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).