Quantas linhas são para a introdução?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo. Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

um parágrafo

Tanto a introdução quanto a conclusão necessitam sempre de apenas um parágrafo. Enquanto isso, o desenvolvimento tem um número variável de parágrafos.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Para a ABNT uma introdução correta deve ter:

  1. Em torno de 10 parágrafos;
  2. Deve apresentar o tema do trabalho;
  3. Conter o “problema de pesquisa”;
  4. O objetivo final da pesquisa;
  5. Explicar a metodologia utilizada em toda a pesquisa.

Outra pergunta comum é: “quantas linhas deve ter uma introdução ABNT?”. Precisamos ser claros com você: essa resposta, de forma exata, não existe. Primeiro porque a ABNT não tem nenhuma recomendação sobre tamanho de introdução.

Desenvolvimento (2 a 3 parágrafos de 5 a 7 linhas)
Ou seja, é nos parágrafos de desenvolvimento que a ideia de solução é explicada de fato. Por isso, esse passo merece uma atenção maior do candidato, já que é aqui que vai conseguir mostrar seus conhecimentos de maneira mais abrangente.

A conclusão é o último parágrafo de seu texto e o ideal é que ele seja desenvolvido em cerca de 7 linhas. É hora de concluir o tema discutido e sugerir pelo menos uma proposta de intervenção para resolver o problema.

Confira os elementos essenciais dessa etapa da Redação

  1. Operador argumentativo iniciando parágrafo;
  2. Tópico frasal (frase em que você anuncia o que será desenvolvido);
  3. Repertório para legitimar o que você está defendendo;
  4. Análise autoral e aprofundada, bem como articulada à análise do repertório;
  5. Fechamento crítico.

As partes da redação

  • Introdução.
  • Desenvolvimento.
  • Conclusão. Mas como se dá cada uma delas? ...
  • Introdução. O que é introdução, senão o ato de introduzir? ...
  • Desenvolvimento. É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. ...
  • Conclusão. Concluir é acabar, finalizar.

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

Pontos principais do artigo:
Introdução é a abertura de um texto. Nela, são reunidos os principais temas que serão abordados durante um conteúdo, então deve ser atrativa para que o texto seja lido até o final; Para fazer uma boa introdução, é preciso ter cautela com a linguagem e o tom do texto.

Depois do título, a introdução é o primeiro contato do leitor com o seu texto. É a introdução que apresenta o tema principal e os pontos que serão trazidos ao longo do conteúdo. Por isso que uma introdução bem feita é fundamental: ela que vai determinar se a pessoa vai continuar (ou não) a leitura do texto.

A estrutura ideal para fazer uma boa introdução de TCC

  1. Contextualização e delimitação do tema. ...
  2. Apresentação do problema de pesquisa. ...
  3. Justificativa: a relevância do seu tema e do seu trabalho. ...
  4. Objetivos gerais e específicos. ...
  5. Metodologia. ...
  6. O que esperar dos próximos capítulos?

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura.

Sua introdução não pode ter o tamanho de um texto. Ela precisa ser curta e objetiva, ainda que instigante e envolvente. No caso de redações dissertativo-argumentativas, que é o tipo mais comum de redação cobrado em vestibulares, concursos públicos e processos seletivos, o tamanho ideal da introdução é de um parágrafo.

Introdução: regras ABNT
Essa é a parte do seu texto em que o assunto trabalhado deve ser apresentado, ainda que sem detalhes. Você, como autor, deve abordar rapidamente elementos como: delimitação da pesquisa; problema de pesquisa abordado; justificativa e objetivos a serem alcançados.

Regras da ABNT para a Introdução do TCC

  • Fonte Arial com tamanho 10 ou Times New Roman com tamanho 12;
  • Recuo de 1,25 cm no parágrafo;
  • Texto com alinhamento justificado;
  • Espaçamento de 1,5 entre linhas;
  • Tamanho em torno de 10 parágrafos.

Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

Confira 6 regras de ouro para uma redação nota mil:

  1. 1 - Familiarize-se com o formato do texto. ...
  2. 2 - Domine as competências avaliadas. ...
  3. 3 - Inspire-se em exemplos de redação nota mil. ...
  4. 4 - Treine, treine, treine. ...
  5. 5 - Peça para alguém fazer a revisão. ...
  6. 6 - Invista no seu repertório cultural.

Consequências. Geralmente, as palavras que ultrapassam o limite da linha ficam espremidinhas ali para caber, o que pode torná-las ilegíveis. Assim, você terá pontos descontados por quebra da estrutura e incoerência.