Quantas linhas deve ter uma resenha de artigo?

Perguntado por: egonzaga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Fazer uma resenha envolve escrever um texto que misture resumo com opinião. Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos.

Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita

  1. Identifique e apresente a obra analisada.
  2. Faça um panorama inicial.
  3. Descreva a estrutura da obra.
  4. Discorra sobre conteúdo.
  5. Faça sua análise crítica.
  6. Identifique o público-alvo e faça recomendações.
  7. Discorra um pouco sobre o autor.

A resenha crítica é um texto de natureza argumentativa. Em média, deve ter 4 páginas.

A estrutura da resenha crítica segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos, ou seja: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Por tais normas (ABNT), uma resenha pode ter de três a cinco páginas, para os modelos universitários, sem referências bibliográficas (pode usar o recurso da nota de rodapé para citar os autores) e sem anexos.

Existem três tipos de resenha que podem ser empregados na hora de realizar um trabalho: a resenha descritiva, crítica e científica. Essa divisão é feita para especificar os detalhes de cada maneira de fazer a resenha, entender o texto-fonte e aprofundar a análise.

Resenha descritiva
Nesse tipo de resenha, o resenhista dá a conhecer ao leitor um pouco sobre o autor e sua obra. O assunto abordado no livro, por exemplo, o que é feito de forma bastante breve, ou seja, sem detalhar personagens e acontecimentos.

A resenha é uma modalidade textual em que o autor (resenhista) descreve ou emite opinião sobre um determinado filme, álbum musical, romance e demais produções culturais. Ela tem como objetivo influenciar o seu leitor a acessar o material ou a evitá-lo.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Pois, porque, por, porquanto, uma vez que, visto que, já que, em virtude de. Apesar de, embora, ainda que, se bem que, por mais que,por menos que, por melhor que, por muito que, mesmo que.

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

Resenha crítica de um livro
O número de linhas varia de 60 a 90. Quem escreve esse tipo de texto precisa ser capaz de informar, analisar e expor a opinião sobre a obra.

Passo a passo para fazer uma resenha

  1. Leia e releia a obra. A primeira coisa para fazer uma resenha é ler e reler a obra. ...
  2. Procure informações sobre o autor. ...
  3. Pense na estrutura do seu texto. ...
  4. Comece a escrever a sua resenha. ...
  5. Se a resenha for crítica, dê a sua opinião. ...
  6. Corrija o que escreveu até agora. ...
  7. Trabalhe a estrutura.

Normalmente, apresentam até 250 palavras, escritas em formato de bloco, espaço simples e fonte menor (um ponto) que a do texto do artigo.

De modo geral, as resenhas se dividem em três partes: apresentação; descrição; avaliação.

A linguagem deve ser impessoal; Os verbos não podem ser escritos em primeira pessoa; Use fonte Times New Roman ou Arial; O restante do texto deve ser escrito conforme as normas da ABNT.

resenha crítica: apresenta opiniões sobre a obra, com o ponto de vista do resenhista, destacando pontos positivos e negativos; resenha descritiva: faz um resumo, apresentando dados adicionais que não estão na obra propriamente dita. Também é possível fazer comparações com outras obras similares.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Sobre a estrutura, a resenha crítica, normalmente, é composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão. O título na resenha pode retomar o nome da obra, antecipar a análise principal do texto ou surtir curiosidade no leitor.