Quantas linhas deve ter cada parágrafo da redação do Enem?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo. Por fim, a conclusão amarra todas as ideias e garante a finalização.

Desenvolvimento do 2º parágrafo (8 a 12 linhas) – Desenvolvimento do 2º argumento; 4. Conclusão (4 a 6 linhas).

7 linhas

A conclusão é o último parágrafo de seu texto e o ideal é que ele seja desenvolvido em cerca de 7 linhas.

Desenvolvimento 1 (D1)
Em conjunto a isso, deve aparecer também a reafirmação da tese. Tecnicamente, o D1 ocupa um espaço de 7 a 8 linhas e, no mínimo, 3 períodos.

Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

Para alcançar a nota mil na redação do ENEM, o candidato precisa cumprir todos os requisitos da avaliação, que incluem:

  1. domínio da língua portuguesa;
  2. cumprimento da proposta da redação;
  3. construção da argumentação;
  4. proposta de intervenção;
  5. seleção das informações.

Quantos parágrafos a redação deve ter? É recomendado escrever entre quatro ou cinco parágrafos, divididos em introdução, dois ou três parágrafos de desenvolvimento e, para fechar, um de conclusão com uma proposta de intervenção bem articulada.

No D1, construa o fato-problema, no D2, discorra sobre o fato-solução. Lembre-se de que, neste momento, o de desenvolvimento, você criará a estrutura própria do texto dissertativo-argumentativo: o problema, a estratégia e a solução.

4. Parágrafos: Uma redação de 20 a 30 linhas deve conter, no mínimo, quatro parágrafos e, no máximo, cinco. Um parágrafo para introdução, de dois a três parágrafos de desenvolvimento, e um para a conclusão.

Ou seja, todas as redações com menos 7 linhas são anuladas pela banca examinadora. Além disso, também existe um limite máximo de linhas: sua redação pode ter até 30. Qualquer texto que não cumpra com esses limites será zerado pelos corretores. O ideal é que seu texto fique com um número de linhas acima de 20.

Ela precisa ter 5 elementos:

  • Ação (o que?)
  • Agente (quem?)
  • Efeito (para quê?)
  • Modo (como?)
  • Detalhamento (explicação e exemplos)

A regra é bem rígida: você pode errar no máximo três vezes. Mas antes é bom saber que existem vários tipos de desvios que entram na conta. Estudantes já estão cansados de saber que uma das melhores maneiras de treinar redação é lendo textos que alcançaram notas máximas em edições anteriores dos vestibulares.

Cada parágrafo deve ter uma ênfase específica. Isso pode ser apresentado com uma breve frase no início de cada parágrafo. Isso facilita o entendimento do texto e o desenvolvimento de suas ideias e argumentos. Além disso, seus parágrafos devem conter exemplos de evidências daquilo que você está defendendo.

É verdade que o Enem não exige um título para a redação. Isso não significa, no entanto, que o aluno não possa colocar um. A regra é clara, segundo o edital do exame: o título é opcional.

Você deve escrever o seu texto em no máximo 30 linhas e no mínimo 8, para não ser eliminado. Porém, é praticamente impossível passar por todas as etapas do texto dissertativo-argumentativo com uma redação tão pequena! Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem.