Quantas línguas Jesus falava?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

O aramaico foi a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria.

Cristina Mohrmann destaca que “a koiné grega foi a primeira língua ecumênica que serviu de intérprete ao pensamento cristão através do mundo antigo”, tornando-se a língua do anúncio da mensagem cristã (MOHRMANN apud ELIA, 1979, p. 55). Palavras-chave: Grego Koiné; Atos dos Apóstolos; Cristianismo.

Além do latim, dentre as línguas mortas mais estudadas estão o sânscrito, o anglo-saxão, o grego arcaico e o antigo egípcio. O aramaico ainda não está totalmente extinto e o hebraico foi revitalizado como língua oficial.

Ele provavelmente era fluente nas línguas das regiões onde viveu, e teria aprendido um pouco de cananeu ao longo do caminho. Ele pode ter também ter falado um pouco egípcio.

Hebraico Clássico

Hebraico Clássico
O Hebraico bíblico tornou-se eventualmente hebraico Mishnaico que foi usado até o segundo século EC.

Atualmente, o aramaico é falado apenas em poucos e pequenos vilarejos na Síria, Iraque e Líbano.

Yeshua Hamashia também pode ser escrito em hebraico, que é a língua sagrada dos judeus, a grafia é exatamente a mesma do aramaico. O nome Yeshua é escrito também como Yehoshua, traduzido em português para Josué. Yeshua Hamashia também pode ser escrito como Yeshua Meshiach.

Às consoantes YHVH foram fundidas as vogais de ADONAY, no que então resultou YeHoVaH (Jeová). Daí muitos tradutores da Bíblia, a partir dos textos vetero-testamentários em hebraico e aramaico, terem optado diretamente pela substituição de YHVH por Jeová ou Javé.

Qual o significado de Yeshua? Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.

A “língua dos anjos” é uma das expressões utilizada pelo apóstolo Paulo para se referir à inutilidade dos dons espirituais quando exercidos sem o amor.

Aquilo que dizemos e o modo como nos apresentamos não apenas revelam nosso íntimo mas também o moldam, influenciando também as pessoas à nossa volta e, no final, toda a sociedade.

Yeshua

Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou "salvação". É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico.

A língua latina é muitas vezes usada por lingüistas e cientistas. E, na verdade ainda é a língua oficial de um único país: O Vaticano, embora a forma com que a língua é falada seja muito diferente da forma antiga.

Línguas litúrgicas e sagradas: Aramaico, Latim, Língua árabe, Gramática do sânscrito, Koiné, Neolatim, Latim antigo, Língua ge'ez Impressão sob demanda (capa comum) – 25 junho 2011. Fonte: Wikipedia.