Quantas línguas indígenas são faladas no Brasil?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Segundo dados do último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o Brasil registrou à época a existência de 274 línguas indígenas no país, onde vivem 817.963 mil indígenas de 305 diferentes etnias.

A língua yanomami mais falada no Brasil é o yanomam e tem cerca 11.700 falantes, número alto se comparado com outras línguas indígenas faladas hoje no país.

Atualmente, os índios brasileiros falam entre 150 e 200 línguas e devem ser extintas, até 2030, de 45 a 60 idiomas. “Um número expressivo de povos, inclusive na Amazônia, tem cinco ou seis falantes apenas.

No século XVI, no território que viria a ser o Brasil, estima-se que havia por volta de 1500 povos, que falavam cerca de 1200 línguas diferentes. Segundo o Censo IBGE de 2010, atualmente há cerca de 305 povos indígenas, que somam 896.917 pessoas.

O ponto de partida da língua-geral foi o tupi, língua falada pelos tupinambás, povos indígenas que habitavam o litoral do Brasil. O desenvolvimento dessa língua possibilitou um maior entendimento da organização social dos índios e, por conseguinte, facilitou a ação de conversão operada pelos jesuítas.

Embora existam atualmente mais de 7.000 idiomas, apenas 23 cobrem mais da metade da população mundial.

Português

A Língua Brasileira de Sinais – Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, oriunda das comunidades de pessoas surdas no Brasil, em 2002, pela Lei nº 10.436. Apesar disso, a Libras ainda não é considerada a segunda língua oficial do país. Nossa língua oficial, e única, é o Português.

1. Inglês: o idioma de intercâmbio por excelência. O inglês conta com 1,348 bilhão de falantes, dos quais 379 milhões são nativos.

Anauê: salve, olá.

Significado de Tupi
substantivo masculino e feminino Indivíduo dos tupis, uma das principais tribos de indígenas brasileiros. Maior tronco linguístico indígena do Brasil.

No Brasil, só a Constituição de 1988 passou a dizer que a língua Portuguesa é a língua oficial do Brasil. O artigo 13 da atual Constituição Brasileira diz: "A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil".

Estima-se que quando da chegada dos europeus ao Brasil havia 1.175 línguas indígenas. Desde então, 85% das línguas originárias desapareceram. Levantamentos recentes dão conta de cerca de 180 línguas na atualidade.

Das 190 línguas citadas pela Unesco, 12 já são consideradas extintas, ou seja, não têm mais nenhum falante vivo. Uma das que foram extintas mais recentemente foi língua dos Umutina, povo indígena que vive no Mato Grosso.

Último censo do IBGE registrou quase 900 mil indígenas no país; dados serão atualizados em 2022 — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Além do latim, dentre as línguas mortas mais estudadas estão o sânscrito, o anglo-saxão, o grego arcaico e o antigo egípcio.

O objetivo de Pombal era enfraquecer a Igreja Católica e os jesuítas, que utilizavam a língua indígena para se aproximar e catequizar os nativos brasileiros. Com a proibição, o tupi desapareceu como idioma funcional (sobrevivendo apenas como a variação nheengatu na Amazônia).

Dentro desse tronco, o tupinambá (que pertence à família tupi-guarani) acabou sendo escolhido pelos colonizadores como a base de uma das línguas gerais que existiram no Brasil e que era usada para se comunicar com os indígenas.

A primeira palavra humana pode ter sido "oi!"
Analisando os primatas, em busca de possíveis indicações, descobrimos que eles têm o que os primatologistas chamariam de "palavras" para predadores: eles fazem sons que outros membros do grupo reconhecerão, para indicar "águia", "leopardo", ou talvez apenas "cuidado".

mandarim

No mundo todo existem mais de um bilhão de pessoas que falam mandarim, devido a quantidade populacional da China. O mandarim é considerado o idioma mais difícil do mundo devido ao seu sistema de escrita único e porque é uma língua tonal — uma palavra pode ter diversos significados dependendo do tom.

Os 6 idiomas mais difíceis de aprender se você fala português

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês. O inglês é a língua mais falada do mundo, logo, colocá-lo em prática não é complicado. ...
  • Francês. O francês tem mais de 100 milhões de falantes nativos e é a língua oficial em 28 países, falada em quase todos os continentes. ...
  • Espanhol. ...
  • Italiano. ...
  • Suaíli.