Quantas línguas existem no mundo?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Existem cerca de 7.000 línguas em todo o mundo, mas não pense que todas as línguas são igualmente fáceis de aprender, uma vez que há muitas que, infelizmente, têm cada vez menos falantes.

Com uma população de mais de 7,7 bilhões de habitantes, o mundo conta com mais de 7 mil idiomas diferentes. Há muitas pessoas ao redor do planeta comunicando-se em diferentes idiomas. Alguns países admitem até mesmo vários idiomas como uma forma popular de comunicação.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Português

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua indo-europeia românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.

Quais são as línguas mais fáceis de aprender para quem fala Português?

  1. 1 - Holandês. Cadastro realizado. ...
  2. 2 - Inglês. Pois é, se você achava que a língua inglesa era uma das mais difíceis de aprender, você se enganou! ...
  3. 3 - Romeno. ...
  4. 4 - Francês. ...
  5. 5 - Espanhol. ...
  6. 6 - Italiano.

Francês

Francês – a mais bonita língua na conversação
De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

Conheça as 10 línguas mais faladas no mundo

  • Inglês (1.268 milhões de falantes)
  • Chinês Mandarim (1.120 milhões de falantes)
  • Hindi (637 milhões de falantes)
  • Espanhol (538 milhões de falantes)
  • Francês (277 milhões de falantes)
  • Árabe (274 milhões de falantes)
  • Bengali (265 milhões de falantes)

espanhol

No Brasil, maior país da América do Sul, o segundo idioma mais falado é o espanhol, possivelmente pela necessidade de comunicação com os países vizinhos ao nosso. Já no Uruguai, o português ocupa o posto de segundo idioma mais falado.

Impressionante! Arguelles domina 10 idiomas, são eles: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português, holandês, catalão, sueco e coreano. E demonstrou competência em outros, por exemplo, grego, latim e até sânscrito. Como resultado, um ser humano normalmente constituído pode assimilar 10 idiomas em sua vida.

Segundo a Unesco, mais de 200 idiomas foram extintos desde os anos 1950.

Italiano

A Revista da Babbel, diz que a língua mais fácil para um brasileiro aprender é o Italiano. Isso porque a língua italiana se parece com a língua portuguesa no que se refere a gramática e vocabulário. Assim como o espanhol, mas a fonética italiana também é mais simples.

Isso faz com que o chinês se torne uma das línguas estrangeiras mais importantes para brasileiros pensando em estudar fora.

  • alemão.
  • espanhol.
  • francês.
  • idiomas.
  • Inglês.
  • japonês.
  • mandarim.

1. Italiano. O italiano vem em primeiro lugar por uma única razão: além de se parecer com o português no que se refere à gramática e ao vocabulário (o que também acontece no caso do espanhol), o idioma tem também uma fonética mais simples para nós.

A palavra “poliglota” tem origem na união de dois termos gregos: “polý”, que significa “numerosas”, e “glossai” ou “glottai”, que quer dizer “línguas”. Assim, poliglota é a pessoa que fala muitas línguas. Para ser considerado um é necessário dominar vários idiomas, sabendo ler, escrever, falar e compreender todos eles.

É largamente aceito que são poliglotas as pessoas que são fluentes em 4 ou mais idiomas, incluindo a língua materna. Quem sabe 2 idiomas ganha o título de bilingue e quem sabe 3 idiomas é trilingue. Um poliglota (poli = muitas + glota = língua) é uma pessoa que tem fluência para falar e escrever em vários idiomas.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

adâmica

A Linguagem adâmica é, de acordo com o Judaísmo (registrado no Midrash) e alguns cristãos, a língua falada por Adão (e, possivelmente, por Eva) no Jardim do Éden.