Quantas libras devo colocar no pneu 175 65?

Perguntado por: emata . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Portanto, se o veículo conta com dois ocupantes (motorista e um passageiro), a calibragem recomendada para pneus de medida 175/65r14 é de 28/29. Porém, se você for viajar com muito mais peso, seja por uma quantidade de pessoas ou por conta de um bagageiro cheio, esse número varia um pouco, indo para 28/30.

Resumindo tudo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 significa que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.

Pressão pneu aro 14 passeio: 32 psi.

Recomenda-se aumentar a calibragem de 10 a 15 PSI (Libras) em relação ao pneu 12 Lonas. Pneu de carcaça super reforçada (16 Lonas), de alta confiabilidade para recapagens. Ombros largos, ótima aderência.

1- Em termos gerais, para veículos de passeio, SUVs e picapes, a pressão recomendada costuma ser de 34 psi.

"Como o pneu fica rígido, ele tende a quicar mais, trazendo instabilidade ao eixo traseiro por causa desse excesso", explica o especialista.

Como saber que preciso calibrar o pneu? Caso você note que o pneu está com aspecto de murcho, é necessário que seja calibrado imediatamente. No entanto, nem sempre essa necessidade será visível, e por isso, o ideal é que a calibragem tenha periodicidade. O indicado é realizar a calibragem toda semana ou a cada 15 dias.

PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.

Um exemplo é a calibragem do pneu 185 65 R15 que com pouco peso pode ser de 26 libras na frente e 29 libras atrás. E se você tá se perguntando por que o valor da frente muda, saiba que é por causa do peso maior, que geralmente fica na traseira dos carros, onde tem o porta-malas.

Se o carro estiver sem peso, a calibragem pneu celta original já em uso será 27 psi nos pneus dianteiros e traseiros, enquanto que em pneus originais novos será de 25 psi nos pneus dianteiros e traseiros.

Em resumo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 quer dizer que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.

Existe um cálculo feito que leva sempre em consideração algumas variáveis, como o peso suportado pelos pneus, a temperatura externa e claro, o número de ocupantes do veículo. Então por exemplo, se temos apenas duas pessoas no veículo, a calibragem média indicada para pneus de medidas 175/80 R14 é de 28/30 psi.

“Para saber o aro do pneu, é só buscar essa informação no flanco dele. Ela está disposta logo após a largura da banda de rodagem e a altura do pneu”, informou o executivo da fabricante italiana.

Para começar, você sabe o que é PSI? Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”.

1- Em termos gerais, para veículos de passeio, SUVs e picapes, a pressão recomendada costuma ser de 34 psi. Se o automóvel estiver muito carregado, não há problema em calibrar com até 38 psi. Para veículos esportivos (com pneus de perfil muito baixo), é mais comum calibrar com 40 psi.

CALIBRAGEM DOS PNEUS

VersãoProduto
Todas as versõesMEIA CARGA 33 psi (dianteiro e traseiro) CARGA PLENA 33 psi (dianteiro) e 44 psi (traseiro) ESTEPE: 44 psi