Quantas libras a mais com pneu quente?

Perguntado por: emelo2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Pneus quentes podem aumentar a calibragem em torno de 10 libras. Isso significa que encher os pneus logo após rodar diversos quilômetros com o carro pode estourar a borracha.

"Como o pneu fica rígido, ele tende a quicar mais, trazendo instabilidade ao eixo traseiro por causa desse excesso", explica o especialista. Como boa parte das picapes médias conta com traçãço traseira ou temporária, o destracionamento pode causar perda de controle facilmente.

No caso de precisar fazer a calibragem com os pneus já quentes, coloque cerca de 3-4 libras a mais para garantir a pressão necessária, pois os pneus quentes já estão com uma pressão interna circulando.

quatro horas

De acordo com a maioria dos fabricantes de pneus, para esfriar totalmente são necessárias cerca de quatro horas até ficar em temperatura ambiente. Caso você esteja muito longe de um posto e os pneus estão quentes, ao calibrar adicione 3 libras a mais do número usado regularmente para garantir a pressão correta.

A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.

80ºC

Para usufruir do potencial máximo da durabilidade de um pneu, é necessário que a temperatura dos talões (medida na base dos mesmos) mantenha-se próxima de 80ºC. Acima desta temperatura inicia-se um processo de degradação térmica dos talões que reduz progressivamente a vida útil do pneu.

Antes de realizar a calibragem o condutor deve verificar se os pneus estão frios. Calibrar pneus quentes podem prejudicar a pressão colocada e até mesmo fazer com que eles esvaziem com mais facilidade.

O proprietário precisa fazer uma checagem semanal da pressão dos pneus e respeitar a calibragem recomendada pelo montadora indicada pelo manual do proprietário e que, em alguns casos, também é encontrada no lado de dentro da tampa do bocal de combustível ou na parte interna da carroceria – na porta do condutor.

Quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem? Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.

Ele vai perder um pouco de estabilidade. Então, reduzir a pressão vai deixar o carro mesmo um pouco mais macio.

Pressão acima da ideal vai tornar 0 carro mais “duro”, menos confortável, forçar os componentes da suspensão e o que é pior: reduzir a durabilidade do próprio pneu.

Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros.

o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.

A marcação M+S que está em alguns pneus vem de M=Mud, que quer dizer lama em inglês, e S=Snow, que significa neve naquele idioma. Ou seja: é a indicação de que o pneu oferece condições mínimas aceitáveis para terrenos com essas características.

1- Em termos gerais, para veículos de passeio, SUVs e picapes, a pressão recomendada costuma ser de 34 psi. Se o automóvel estiver muito carregado, não há problema em calibrar com até 38 psi. Para veículos esportivos (com pneus de perfil muito baixo), é mais comum calibrar com 40 psi.

A cada 10°C a menos na temperatura, os pneus perdem aproximadamente de 1 a 2 libras. Assim, durante os meses de inverno, é normal que os pneus murchem mais rápido.

A recomendação é não baixar a calibragem dos pneus na chuva, pois isso tende a manter os sulcos mais fechados, prejudicando a drenagem da água. Produtos para tirar a cera – Esqueça aquela ideia de passar produtos na banda dos pneus para tirar a cera, ou desgastar com lixa as laterais da banda.

A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”.

Por que a pressão de calibragem dos pneus varia de acordo com a velocidade do veículo? Isso ocorre por conta do aumento da temperatura dos pneus. Quanto maior a velocidade, maior será o aquecimento.