Quantas letras tem um miniconto?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Autores conceituam e estipulam limites precisos, nascendo assim algumas classificações: nanocontos (até 50 letras, sem contar espaços e acentos), microcontos (até 150 toques, contando letras, espaços e pontuação) e minicontos (alguns estipulando 300 palavras; outros, 600 caracteres).

Bassini: Microcontos são contos de aproximadamente uma frase ou duas (o tamanho dela é bem variável), mas prefiro aqueles que têm no máximo 140 caracteres.

O miniconto apresenta uma narração dentro de apenas uma linha.

Miniconto é um tipo de conto muito pequeno, digamos que com no máximo uma página, ou um parágrafo.

Minicontos também são conhecidos como microcontos. É um tipo de conto extremamente breve que busca trazer os elementos da narrativa – espaço, tempo, lugar, personagens – em um número reduzido de frases. A tarefa do leitor é entender a história que está nas entrelinhas.

R$38,00.

É uma espécie de conto muito pequeno, onde o mais importante da escrita não é mostrar, mas sim sugerir, deixando que o leitor visualize possibilidade de 'preenchimento' da narrativa e busque imaginar a história por trás da breve descrição.

Resposta verificada por especialistas. A figura de linguagem usada na construção do miniconto "A árvore que pensava" é a prosopopeia.

Analisando a estrutura do miniconto, o pequeno texto não apresenta narrador, personagem, tempo e espaço, contudo há um contexto inserido que faz com que o leitor desperte em sua memória, o que uma doença como o Alzheimer pode trazer.

a) No miniconto “O quarto”, o tema é o conflito de gerações; no outro miniconto, o tema é o trabalho e a vida social.

4 exemplos de grandes microcontos
“Um homem, em Monte Carlo, vai ao cassino, ganha um milhão, volta para casa, se suicida.” “Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.” “Vende-se: sapatinhos de bebê nunca usados.” “O último homem na Terra estava sentado sozinho em um quarto.

Qualquer assunto pode ser inspiração para um bom miniconto: contos maiores, notícias de jornal, a observação da própria vida. Mas sobretudo a leitura, o conhecimento. 10. Para finalizar, faça tudo diferente, tente, invente, o miniconto é também a síntese da criatividade.

Nessa pesquisa diacrônica visita-se a obra de autores como Augusto Monterroso, autor de “O dinossauro”, conhecido como menor e mais famoso miniconto do mundo, Raymond Carver, norte-americano apontado como ícone minimalista da literatura, e Dalton Trevisan, responsável pela canonização desse tipo de texto no Brasil.

A não ser que você seja o novo José Saramago, a maior parte dos seus parágrafos terá no mínimo 4 e no máximo 6 linhas. A regra é: uma ideia, um parágrafo.

Se a brevidade originada pela concisão diferencia o mini do conto tradicional, é a narratividade que primeiro diferencia o miniconto do haicai ou do poema em prosa (que não necessariamente são narrativos, ainda que possam sê-lo).

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

É um gênero textual que busca “uma estética da brevidade”. E, além disso, tem sido amplamente publicado na internet, porque atende as exigências dos meios tecnológicos digitais, de outras formas de leitura, outros gêneros, outros letramentos.

Tempo: o tempo se refere à duração das ações da narrativa e desenrolar dos fatos na história. Ele pode ser cronológico, quando se trata de acontecimentos marcados pelas horas, dias e anos, ou pode ser psicológico, quando se refere às lembranças e às vivências das personagens.

2 – Complicação: é a parte do enredo em que as ações e os conflitos são desenvolvidos, conduzindo o enredo ao clímax. 3 – Clímax: é o ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão, tornando o desfecho inevitável. 4 – Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

Elementos da narrativa

  • personagens;
  • narrador ou foco narrativo;
  • acontecimento;
  • tempo;
  • espaço;
  • modo;
  • causa;