Quantas letras tem que ter resumo?

Perguntado por: abernardes2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O texto do resumo simples deverá ter no máximo 2500 caracteres, incluindo os espaços. O texto deverá ser estruturado, contendo objetivos, metodologia, resultados e conclusão em um parágrafo único e justificado. O texto do resumo é contínuo e subtítulos, como “introdução”, “metodologia”, não devem ser incluídos.

Deve ser escrito em português, letras minúsculas, fonte Times New Roman 12, justificado, espaçamento simples, deve começar uma linha (espaço) abaixo da palavra “RESUMO” e ser apresentado em parágrafo único.

O resumo é um texto conciso de no máximo 10 linhas, em um único parágrafo; com linguagem objetiva, evitando retirar frases inteiras do texto original, sem citações diretas ou indiretas e de símbolos, escrito em fonte Arial 11, espaçamento simples entre linhas.

A ABNT tem uma norma {NBR 6028} para resumos, e ela traz boas dicas quanto à extensão do resumo: Se for um resumo de trabalho acadêmico: use de 150 a 500 palavras. Se for um resumo de artigo de periódico: use de 100 a 250 palavras. Se for um resumo breve: use de 50 a 100 palavras.

O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras.

Um bom resumo deve incluir as principais ideias, argumentos e conclusões do texto original. É importante identificar os pontos-chave, as informações mais relevantes e os exemplos significativos. Evite inserir opiniões pessoais no resumo e mantenha-se fiel ao conteúdo original.

Quanto ao conteúdo, um resumo deve conter, obrigatoriamente: objetivo geral do artigo; o marco teórico que sustentou o estudo (principais conceitos, fundamentos); a descrição básica da metodologia; e os principais resultados.

a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.

Logo abaixo do resumo, devem-se pontuar as palavras-chave que representam o conteúdo do estudo (de 3 a cinco). São separadas entre si com ponto final e finalizadas também com ponto final. Quanto à sua extensão, o resumo devem ter: de 100 a 250 palavras (contanto com espaços). Palavras-chave: Normalizar.

Segundo a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o resumo de uma monografia deve ser redigido em um parágrafo único e deverá apresentar entre 150 a 500 palavras. Já o resumo de um artigo científico precisa ser redigido com uma média de 150 a 250 palavras.

Pessoal. Um resumo não deve ter as palavras do autor da obra original. Ele deve ser escrito pelo seu próprio autor. Ou seja, se é você que está resumindo, seus pensamentos que precisam ser usados na redação do texto.

O resumo simples é um texto que não ultrapassa uma página, destacando os assuntos principais do documento original. Já um resumo expandido é uma versão mais longa, que pode ter entre 4 e 5 páginas, contando com os vários aspectos do conteúdo de origem.

de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; por fim, de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

Por ser um resumo de um texto específico, o tamanho do resumo vai depender do tamanho do livro. No entanto, de forma geral, os resumos desse tipo têm entre 1 e 5 páginas.

O Resumo Expandido, com no máximo cinco páginas, deverá constar: título (centralizado), autor(es) (alinhado à esquerda), identificação dos autores (alinhado à esquerda), Resumo (máximo de 500 caracteres), Palavras-chave (máximo de três), Introdução, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências.