Quantas letras tem que ter o resumo?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

O título do resumo simples deverá ser escrito em CAIXA ALTA deve ser informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito, centralizado e ter no máximo 200 caracteres, incluindo os espaços. O texto do resumo simples deverá ter no máximo 2500 caracteres, incluindo os espaços.

Texto do resumo nas normas ABNT
O resumo deve ser escrito de acordo com as seguintes normas da ABNT: Fonte: Tamanho 12, nas fontes recomendadas pela ABNT (Arial ou Times New Roman) Alinhamento: deve ser justificado. Parágrafo: deve ser único.

Deve ser escrito em português, letras minúsculas, fonte Times New Roman 12, justificado, espaçamento simples, deve começar uma linha (espaço) abaixo da palavra “RESUMO” e ser apresentado em parágrafo único.

O tamanho do resumo e do abstract deve variar entre 100 e 500 palavras, a depender do tipo de trabalho. Para TCC estipulou-se um limite de 150 palavras.

O resumo é um texto conciso de no máximo 10 linhas, em um único parágrafo; com linguagem objetiva, evitando retirar frases inteiras do texto original, sem citações diretas ou indiretas e de símbolos, escrito em fonte Arial 11, espaçamento simples entre linhas.

O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes e, de preferência, em parágrafo único. A primeira frase do seu resumo deve ser significativa e apresentar o documento ao leitor. Utilize verbos na voz ativa e na 3ª pessoa do singular (ele).

Um bom resumo deve incluir as principais ideias, argumentos e conclusões do texto original. É importante identificar os pontos-chave, as informações mais relevantes e os exemplos significativos. Evite inserir opiniões pessoais no resumo e mantenha-se fiel ao conteúdo original.

a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.

Logo abaixo do resumo, devem-se pontuar as palavras-chave que representam o conteúdo do estudo (de 3 a cinco). São separadas entre si com ponto final e finalizadas também com ponto final. Quanto à sua extensão, o resumo devem ter: de 100 a 250 palavras (contanto com espaços). Palavras-chave: Normalizar.

Segundo a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o resumo de uma monografia deve ser redigido em um parágrafo único e deverá apresentar entre 150 a 500 palavras. Já o resumo de um artigo científico precisa ser redigido com uma média de 150 a 250 palavras.

As principais normas da ABNT para a produção acadêmica são: NBR 14724, sobre trabalho acadêmico; NBR 10520, sobre citações; NBR 6022, sobre artigos científicos impressos; NBR 6023, sobre referência; NBR 6027, sobre sumário; NBR 6028, sobre resumo; NBR 6024, sobre numeração progressiva das seções; NBR 6034, sobre índice ...

Para mim, a fonte mais fácil é a Arial, tamanho 16. Não por acaso é uma das mais populares, junto com Times New Roman.

Normas ABNT para a formatação do Resumo
Basta selecionar o texto, que no rodapé do programa irá aparecer o número de palavras que contém na seleção. A ABNT também recomenda que o Resumo seja feito através de um parágrafo único. E o verbo deve estar na Voz Ativa e na 3ª pessoa do singular para transmitir impessoalidade.

Pessoal. Um resumo não deve ter as palavras do autor da obra original. Ele deve ser escrito pelo seu próprio autor. Ou seja, se é você que está resumindo, seus pensamentos que precisam ser usados na redação do texto.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; por fim, de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

Nenhuma organização vai puni-lo por pular linhas, portanto; trata-se de opção sua.

O resumo simples é um texto que não ultrapassa uma página, destacando os assuntos principais do documento original. Já um resumo expandido é uma versão mais longa, que pode ter entre 4 e 5 páginas, contando com os vários aspectos do conteúdo de origem.

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.