Quantas letras tem que acertar no exame de vista do Detran?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho. Isto contando com ou sem lentes corretoras, onde a mínima deve ser igual ou maior que 20/25 (80%).

1) A letra (E) do meio da primeira linha é equivalente a 20/200. A pessoa que não conseguir ler esta letra com lentes de correção é considerada cega. 2) As letras “T” e “P” também da primeira linha são equivalentes a 20/100.

Não é legal reprovar no exame de vista do Detran e isso você já sabe. É importante não negligenciar sua saúde ocular, pois, como dito anteriormente, um probleminha acaba se tornando um problema e um descuido pode te levar a reprovar em exames que, querendo ou não, são importantes na vida.

Visão necessária para ser aprovado no exame do Detran para renovação

  1. Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. ...
  2. Categoria C, D e E – visão central igual, ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

Márcia Pontes

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

O exame é feito por meio de equipamentos como o oftalmoscópio. Ele avalia as condições do fundo do olho por meio de uma lente especial, que aumenta a imagem várias vezes. Para ser mais preciso na avaliação, é necessário dilatar a pupila.

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

Se o paciente tiver -3,75 para longe (3,75 graus de miopia) e +1,75 para perto (1,75 grau de presbiopia), a lente para perto dele será a soma desses dois valores, ou seja -3,75 + 1,75 = -2,0.

Baixa visão ou baixa acuidade visual: entenda
Quando uma pessoa apresenta acuidade visual de 0,05 a 0,3 no melhor olho, considera-se que ela tem baixa visão. Assim, de acordo com a OMS a baixa visão é classificada da seguinte forma: 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal.

Independente do resultado do exame médico ou da avaliação psicológica, poderá ser apresentado recurso ao Detran.

Antes da consulta, fique pelo menos 3 dias sem as lentes de contato gelatinosa ou 7 dias sem as lentes rígidas. O uso das lentes pode interferir nas características da córnea, porção anterior do olho, e gerar imprecisões na avaliação do grau. Por isso, lembre-se sempre de ficar sem as lentes antes da consulta.

30 minutos

O resultado é liberado em aproximadamente 30 minutos após o término do exame.

O primeiro número é a distância entre o quadro e o paciente. O segundo representa a fileira dos menores optotipos que o paciente consegue ler. Cada fileira da Tabela de Snellen contém um número que corresponde à distância na qual um olho “normal” consegue ler as letras desta fileira.