Quantas letras tem a bandeira nacional?

Perguntado por: mmello . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Errou. "Ordem e Progresso", o lema da bandeira nacional, soma 15 letras.

Resposta verificada por especialistas. Um pentagrama é uma estrela com 5 pontas, na bandeira do Brasil há a presença de 27 estrelas, sendo 26, uma para cada estado e 1 para o Distrito Federal, que não é considerado um estado.

Na bandeira brasileira ainda estão 27 estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal do país. A atual versão da bandeira brasileira foi apresentada em 19 de novembro de 1889, através do Decreto nº 4, quatro dias após a proclamação da República no Brasil, substituindo a antiga bandeira imperial do país.

A primeira das 12 bandeiras históricas utilizadas no território brasileiro foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português.

Em 22 de outubro de 2003, o sul-matogrossense Sidiney de Moraes, funcionário aposentado do Banco do Brasil, ganhou R$ 1 milhão em barras de ouro (que, dizia Silvio Santos, valiam mais do que dinheiro), ao acertar a seguinte pergunta: "Em que dia nasceu e em que dia foi registrado o presidente Lula?".

A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país.

verde - representa a vegetação brasileira; amarelo - representa o ouro e as riquezas; azul - representa o céu e os rios brasileiros; branco - representa o desejo pela paz.

Raimundo Teixeira Mendes

Nossa bandeira foi projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista e caricaturista Décio Vilares. A inspiração foi a Bandeira do Império, nossa oitava bandeira, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret em 1822.

O projeto original, do Poder Executivo, manteve uma tradição: a única estrela localizada acima da faixa de Ordem e Progresso, a chamada "Spica - Alfa de Virgem", continuou representando o estado do Pará, o estado mais ao norte do País no início da República.

Desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, a bandeira do Brasil Império, de formato retangular e com fundo verde, tinha no centro um losango amarelo; dentro dele, o brasão nacional. O distintivo consistia em um escudo verde, tendo ao centro a esfera armilar e a Cruz da Ordem de Cristo (em vermelho).

Chamada de Bandeira Imperial, a primeira da história brasileira em verde e amarelo tinha presentes os ramos de café e tabaco e a coroa imperial, que mostrava que o país estava sob o comando de Dom Pedro I.

A estrela vermelha de cinco pontas, um pentagrama sem o pentágono no seu interior, é um símbolo do republicanismo, do socialismo e do comunismo. É muitas vezes interpretado como representação dos dedos das mãos dos trabalhadores, bem como os cinco continentes.

Como usar a bandeira nacional

  • nunca use a bandeira que esteja em mau estado de conservação;
  • não mude nem altere as cores e proporções;
  • não acrescente outras inscrições;
  • não use a bandeira como roupa, guardanapo, revestimento de tribuna ou de painéis.

dia 19 de novembro de 1889

A bandeira do Brasil foi oficialmente apresentada no dia 19 de novembro de 1889 e foi adotada por meio de um decreto assinado pelo presidente provisório do Brasil, que na época era o marechal Deodoro da Fonseca.