Quantas leis existem na Bíblia?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Ao todo, são computados 613 mandamentos no Antigo Testamento.

São 10.204 leis ordinárias, 105 leis complementares, 5.834 medidas provisórias, 13 leis delegadas, 11.680 decretos-leis, 322 decretos do governo provisório e 5.840 decretos do poder Legislativo.

Os mandamentos da lei de Deus começam dizendo: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. De fato, o primeiro mandamento se refere do amor a Deus. E Jesus resumiu dessa forma: amarás o senhor teu Deus, de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o entendimento (Mateus 22,27).

Moisés

Existem dois tipos de Torá: a escrita, onde constam os 613 mandamentos escritos, e a oral, que é o conjunto de instruções que ensinam como cumprir os mandamentos da Torá escrita. Os judeus consideram que Moisés escreveu a Torá através dos ensinamentos do Deus de Israel, passados diretamente para ele.

O esqueleto humano de um adulto apresenta 206 ossos, uma quantidade menor do que aquela encontrada em crianças.

Começo com o que Jesus ensinou sobre quais eram os dois grandes mandamentos. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Levítico livro das LEIS de DEUS Bíblia Real: Antigo Testamento Moisés Bezerra da Silva eBook : Cavalcante, Jean: Amazon.com.br: Loja Kindle.

Ele disse certa vez: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. –[...] Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus.

O 7º mandamento, “não furtar”, vai além de apenas pegar o que não é seu.

O escrito da dívida foi removido inteiramente na cruz, pois Jesus cumpriu aquela Lei (Colossenses 2:14). Após a morte do Testador, a Nova Aliança tomou seu lugar (Hebreus 8:6-13; 9:15-17). Jesus não subverteu a Lei do Antigo Testamento; ele cumpriu e removeu aquela e nos deu a Nova Aliança.

Esse conjunto de livros é denominado pelos judeus de “Lei” ou Torá, ou seja, a “Lei de Moisés”. O Torá ou Legislação Mosaica é um código de leis com 613 disposições, sobre direitos e deveres.

A pesquisa de legislação é realizada na Base da Legislação Federal – REFLEGIS. A REFLEGIS é uma base de dados criada em 1991 que reúne todos os atos de hierarquia superior editados desde a proclamação da República, em 1889.

Todas as Leis, Códigos, Medidas Provisórias ou Decretos devem refletir o que está estabelecido no documento promulgado em 1988. No Portal da Legislação, o cidadão tem acesso a todo o material legislativo produzido na história do Brasil: a Constituição, as Leis Federais, Decretos, Estatutos, dentre outros.

São ao todo seis, atualmente:

  • emendas à Constituição;
  • leis complementares;
  • leis ordinárias;
  • leis delegadas;
  • medidas provisórias;
  • decretos legislativos;
  • resoluções.

Tem como tema uma bonita frase do próprio livro: “Abra a mão em favor do seu irmão” (Deuteronômio 15,11). Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa “segunda lei”.

Nos termos das escrituras, justiça é a lei imutável que faz com que cada ação tenha as suas consequências. Devido à lei da justiça, recebemos bênçãos quando obedecemos aos mandamentos de Deus. A lei da justiça também exige uma penalidade para cada pecado cometido.

Leí, Pai de Néfi.

No monte Sinai, Moisés recebeu leis, mandamentos, ordenanças e convênios do Senhor que foram escritos em tábuas de pedra.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.