Quantas laranjas são necessárias para uma grama de vitamina C?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Para responder a essa questão, utilizamos como base uma porção de 100 gramas de laranja, na qual podemos encontrar em média cerca de 53,2 mg de vitamina C. Esse valor pode variar de acordo com o tamanho, espécie e região onde o fruto foi cultivado.

1) Aumenta a Imunidade
Elas fornecem vitamina A, ácido fólico e cobre, todos os nutrientes que desempenham um papel crucial para estimular a imunidade. Comer umas laranjas ou beber um copo ou dois de suco de laranja diariamente pode dar um impulso em seu sistema imunológico.

1. Acerola: 15 unidades (100 g) – 941,4 mg. 2. Mamão papaia: 1 unidade (280g) – 230mg.

camu-camu

O camu-camu, para quem não conhece, é a fruta que possui o maior teor de vitamina C no mundo (superando o do limão em 100 vezes neste quesito).

A posologia da Vitamina C efervescente em adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 comprimido efervescente, que equivale a 1g de vitamina C por dia, diluído num copo de água com cerca de 200 mL, em qualquer horário.

Não ingerir mais que 2 comprimidos por dia. Um comprimido efervescente de 1 g ao dia dissolvido em água. A dose diária recomendada de vitamina C é de 25 mg por quilo de peso, até o limite diário de 1.000 mg. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Ingerir 1 comprimido ao dia. Dissolver o comprimido em um copo de água, aguardar o término da efervescência e em seguida, ingerir o produto.

Comer entre 1 a 3 porções de 80g de laranja por dia pode ajudar em dietas para emagrecer, pois apesar de a fruta conter frutose, um açúcar natural das frutas, a laranja com bagaço é rica em fibras, ajudando no controle da fome e promovendo, assim, a perda de peso.

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e também fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo, o que ajuda a reforçar as defesas. Podemos destacar como frutas cítricas: laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, etc.

Vale a dica para utilizar o limão com parte da casca na hora de preparar o suco, pois é nela que se encontra a maior parte da vitamina C, e nesse o caso o suco se torna mais rico em vitamina C do que o de laranja.

Uma a duas porções de frutas cítricas como, por exemplo, uma laranja bahia média (120g) ao dia, pode garantir o aporte mínimo da vitamina. Um copo de suco de limão e um prato de sobremesa de salada de rúcula com tomate ajudam a completar a necessidade.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

Se você não gosta de laranja, que tal substituí-la pelo mamão papaya? A fruta, com sabor adocicado e perfeita para o preparo de vitaminas, apresenta até 86mg de vitamina C em cada 140g. Ainda possui propriedades cicatrizantes que são ideais para a reconstituição celular, e melhora a textura e o tônus da pele.

A deficiência de vitamina C pode ser prevenida ao consumir as quantidades recomendadas de frutas e verduras frescas ou tomando a quantidade recomendada de vitamina C em suplementos diários. Fumantes precisam de quantidades maiores.

“Estudos apontam que o café consumido logo após o almoço prejudica a absorção de minerais e vitaminas como o ferro e a vitamina C pelo intestino, principalmente aqueles oriundos de alimentos como feijão, carne vermelha, legumes e hortaliças de folhas escuras”, explica a especialista.

O corpo humano precisa de uma dose diária de 100 a 200 mg de vitamina C – mais do que isso, não é aproveitado pelo organismo –, e o excesso dessa vitamina pode causar intoxicação (com sintomas como diarreia, dores abdominais e dores de cabeça), acidificar a urina e se acumular, formando cálculos renais.

A especialista destaca que a dosagem diária de vitamina C recomendada pelos órgãos oficiais varia de acordo com idade e sexo, mas gira em torno de 70 miligramas para a população saudável.

O consumo exagerado de vitamina C pode trazer alguns problemas, como dores abdominais, diarreia, pedras nos rins, cólica e dor de cabeça. Para evitar que isso aconteça, basta consumir diariamente alimentos que sejam fontes dessa vitamina, e não recorrer aos suplementos desnecessariamente.

O Cewin da Sanofi, é mais uma boa opção para quem está em busca da vitamina C para aumentar a imunidade. Além de oferecer uma alta dosagem, por ser uma vitamina C de 1000 mg por dose, também não contém açúcar na composição, excelente para quem faz dieta e para diabéticos.

Quando consumida em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça. Estudos também têm demonstrado que a ingestão excessiva dessa vitamina pode causar cálculos renais, já que a vitamina C se liga ao cálcio e forma oxalato de cálcio, provocando o aparecimento de pedras nos rins.