Quantas lâmpadas podem ter em um circuito?

Perguntado por: iesteves9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Você pode colocar até 30 lâmpadas (com base na de 50 watts) em um disjuntor de 15 amperes. Você pode colocar até 40 lâmpadas (com base na de 50 watts) em um disjuntor de 20 amperes.

No caso da ligação paralela de uma lâmpada, não existe restrições quanto ao modelo da lâmpada.

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.

Distribuir os circuitos
Seguindo as determinações da NBR 5410, os circuitos devem ser divididos em tantos quanto forem necessários, para a distribuição de iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Devem ser gerados circuitos independentes, destinados apenas à iluminação e às tomadas de uso geral.

Os projetistas recomendam tomadas comuns, de 100 watts de potência, em média, para ambientes de estar, como salas e quartos. Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts.

Quantas lâmpadas posso ligar em um circuito simples nesse condutor? 15 A / 0,45 A = 33 lâmpadas. Portanto se ligarmos mais do que 33 lâmpadas estaremos sobrecarregando o condutor.

No circuito em série, caso uma das lâmpadas pare de funcionar, as demais não irão receber mais a corrente elétrica. Portanto, há uma relação de dependência entre elas. Uma vez interrompido o circuito elétrico em um dos pontos, as demais lâmpadas também não irão mais funcionar.

As lâmpadas brilham mais na associação em paralelo do que na associação em série.

Se as lâmpadas que você comprou possuírem tensão nominal igual a sua instalação, você deverá liga-las em paralelo, pois dessa forma todas as lâmpadas estarão submetidas ao mesmo valor de tensão nominal, resultando na correta produção de luz das mesmas.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada.

Calcule a quantidade de pontos de luz ideal para cada cômodo
Para calcular a quantidade de ponto de luz em cada ambiente, multiplique por 16 as dimensões do cômodo. Por exemplo: um quarto de 3 metros de largura por 3,5 metros de comprimento terá 10,5 metros quadrados, que serão multiplicados por 16.

Dessa forma, é importante dizer que a regra geral para a divisão de circuitos é sempre a separação das cargas de iluminação e tomadas, ficando a exceção com alguns casos na área residencial. E mesmo nessa área, a junção de iluminação e tomadas no mesmo circuito é opcional.

De acordo com a norma técnica NBR 5410, os cabos utilizados em tomadas de uso geral devem ter uma seção mínima de 2,5mm, enquanto a seção mínima para circuitos de iluminação é de 1,5mm.

Mas afinal, pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada? Na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não há nenhum item que contraindique o uso de vários aparelhos ao mesmo tempo, ligados a um benjamim ou filtro de linhas.

Não é correto. O ideal é um neutro para cada circuito e criar circuitos independentes, como rege a norma NBR 5410.

Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

De modo geral, para a iluminação residencial básica, o indicado é que os disjuntores não sejam superiores a 10 A e os fios e cabos tenham, no máximo, 1,5mm². Já em se tratando de tomadas de uso geral (TUG), os disjuntores não devem ser superiores a 20 A, enquanto os cabos devem ser de 2,5mm².

Posso ligar outras lâmpadas no mesmo circuito do interruptor? sim pode desde que a somatória total das lâmpadas não ultrapasse os 10A, que é a corrente máxima que o interruptor suporta.