Quantas lâmpadas podem ser ligadas em um disjuntor?

Perguntado por: agois5 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 30 lâmpadas em um disjuntor que tenha 15 amperes. Também com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 40 lâmpadas em um disjuntor que tenha 20 amperes.

3) Corrente nominal (“amperagem”).
Por exemplo, em certas condições, um circuito de iluminação pode utilizar um disjuntor de 16A, para proteger um cabo de 1,5mm2. Já no caso de um chuveiro, é comum o uso de disjuntores de 40A, para proteger cabos de 6mm2.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

O disjuntor de 40A bipolar é recomendado para chuveiros com 7500w de potência.

Amperagem: 0,9 amperes. Consumo: 9watts/hora. Potência: 9watts. Equivalência: Equivale a uma lâmpada incandescente de 30w.

Mas qual é a distância ideal entre spots de luz? Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada.

O disjuntor monopolar é usado em circuitos alimentados com uma única fase (monofásicos), como circuitos de iluminação e tomadas 127V.

O fio para iluminação, geralmente, tem bitola de 1,5 mm².

Tomadas de 20A
Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Unidade Combinada Padrão Brasileiro 6 Tomadas 20a E Disjuntor 2p 32a 220/240v.

Dessa forma, é importante dizer que a regra geral para a divisão de circuitos é sempre a separação das cargas de iluminação e tomadas, ficando a exceção com alguns casos na área residencial. E mesmo nessa área, a junção de iluminação e tomadas no mesmo circuito é opcional.

Distribuir os circuitos
Seguindo as determinações da NBR 5410, os circuitos devem ser divididos em tantos quanto forem necessários, para a distribuição de iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Devem ser gerados circuitos independentes, destinados apenas à iluminação e às tomadas de uso geral.

Como o circuito é o mesmo, ambos os chuveiros utilizam-se do mesmo disjuntor. Neste caso, se o disjuntor utilizado for de 40A, o circuito ficará sobrecarregado, o disjuntor não será suficiente e irá desarmar assim que os dois chuveiros forem ligados simultaneamente.

Se esse for o problema, o disjuntor desarma para garantir a segurança da instalação elétrica. Porém, se o disjuntor possuir corrente maior que a ideal para a fiação, ele não irá desarmar e isso pode ocasionar incêndios. Dessa forma, é necessário que toda a instalação elétrica seja compatível.

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

"Uma lâmpada de LED Pera de 9W substitui uma incandescente de 60W, portanto, reduz em 85% o consumo de energia.

Amperagem: 1,25 amperes. Consumo: 15watts/hora. Potência: 15watts. Equivalência: Equivale a uma lâmpada incandescente de 40w.

Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

Se as lâmpadas que você comprou possuírem tensão nominal igual a sua instalação, você deverá liga-las em paralelo, pois dessa forma todas as lâmpadas estarão submetidas ao mesmo valor de tensão nominal, resultando na correta produção de luz das mesmas.

Posso ligar outras lâmpadas no mesmo circuito do interruptor? sim pode desde que a somatória total das lâmpadas não ultrapasse os 10A, que é a corrente máxima que o interruptor suporta.