Quantas kcal tem uma concha de arroz?

Perguntado por: odias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Itens populares

QuantidadeCalorias
Feijão Carioca Cozido 100g76
Arroz Branco 100g342
Feijão Preto Cozido 1 concha (125g)82
Arroz Branco (50g) 1/4 xícara (50g)171

Numa refeição completa e equilibrada, para um adulto, recomenda-se que alimentos como o arroz ou batata preencham cerca de ¼ do prato (cerca de 140g).

Segundo a nutricionista, o ovo possui cerca de 70 calorias e é considerado um alimento completo.

1. Manteiga de amendoim. A manteiga de amendoim é um alimento rico em calorias feito de amendoim, óleos vegetais, sal e açúcar. Uma única colher de sopa de manteiga de amendoim contém cerca de 100 calorias.

Comendo com moderação, sem exageros e equilibrando com outros itens saudáveis e ricos em vitaminas, minerais e proteínas, é possível — e indicado — incluir o alimento no processo de perda de peso.

Para responder esta pergunta, é preciso analisar os dois alimentos separadamente. Ao compararmos exclusivamente as calorias, uma xícara de arroz branco cozido contém 203 cal, contra 181 cal da mesma quantidade de feijão cozido. Sendo assim, do ponto de vista calórico, o arroz engorda mais do que o feijão.

Para perder 1 quilo por semana, o consumo de calorias deveria ser restrito a 1057,58 kcal por dia. Em geral, não é aconselhado uma restrição calórica tão grande. O mínimo recomendado é 1200 kcal por dia.

A Organização Mundial da Saúde estabelece que um indivíduo adulto saudável deve consumir entre 2.000 e 2.400 calorias por dia. Mulheres em torno de 2.000 e homens em torno de 2.400.

O ideal é comer de 2 a 3 colheres (sopa) de arroz e 1 ½ concha de feijão, no almoço. Isso já vai suprir suas necessidades de nutrientes no dia, não precisando repetir a dose no jantar”, indica ela. A nutricionista aponta que estes alimentos só engordam caso sejam consumidos em excesso.

“Feijão com arroz é a combinação proteica perfeita. Não faz mal comer à noite. Só faz mal, se a pessoa jantar às 22h e dormir às 23h. Se ela comer às 20h e dormir às 23h, não tem problema nenhum”, afirma.

Pode ser cozida, substituindo o arroz, ou colocar também na salada”. Pão integral: por ter um teor de fibras maior, o carboidrato da farinha integral é absorvido mais lentamente, o que permite tempo para o corpo lidar com isso sem sofrer picos glicêmicos.

No quesito nutrição, eles também têm valores muito parecidos. O pão leva uma certa vantagem em alguns nutrientes, como proteínas, carboidratos e lipídios (9,8 g, 61,6 g e 2,2 g, respectivamente, para 100 g do produto).

Já quando comparamos o arroz branco com a batata inglesa, o arroz possui mais carboidratos e calorias. Esse fato faz com que a batata tenha uma maior vantagem quando pensamos em saciedade e emagrecimento.

"Em grande quantidade, ele faz a pessoa engordar mais rápido", diz. Por isso, o ideal é não consumir mais que quatro colheres de sopa do grão por dia.

O arroz deve ser consumido até mesmo no jantar, mesmo por quem deseja emagrecer. Durante o sono o hormônio do crescimento entra em ação, entre os adultos ele é responsável pela perda de peso, mas só funciona corretamente quando estamos bem alimentados.