Quantas jabuticaba pode comer por dia?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Dez frutinhas por dia já são o suficiente.

“A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa. Isso pode causar prisão de ventre”, explica a nutricionista Luciana Drumond.

A pele da jabuticaba, se consumida em excesso, pode causar constipação. Isso acontece porque compostos específicos presentes na fruta ajudam a abrandar a evacuação.

É importante lembrar que as fibras e os antioxidantes estão concentrados principalmente na casca da jabuticaba. Por isso, é aconselhado consumir a casca juntamente com a polpa para se obter todos os benefícios da fruta.

Fonte de fibras, a casca da fruta nativa da Mata Atlântica ajuda a diminuir a absorção de gorduras presente nos alimentos. Dessa forma, o colesterol ruim tende a diminuir, prevenindo enfermidades como infarto e derrame.

Calorias da Jabuticaba
Cerca de 100g de jabuticaba tem 55 calorias. Ou seja, é uma fruta pouco calórica.

“A jabuticaba é muito conhecida como uma fruta constipante, ou seja, que prende o intestino. E isso é verdade, ela tem realmente essa ação”. Mas, segundo a nutricionista, para evitar o efeito, basta que a fruta não seja consumida em excesso.

Substâncias químicas – os compostos fenólicos do tipo elagitaninos – presentes principalmente nas sementes da jabuticaba possuem ação anti-inflamatória e auxiliam a prevenir a obesidade. Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita no Laboratório de Compostos Bioativos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

Propriedades nutricionais da jabuticaba
Na fruta também é possível encontrar pequenas quantidades de ferro. Além disso, a quantidade de vitamina C é expressiva. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), cada 100 gramas de jabuticaba possuem 16,2 miligramas dessa vitamina.

Portanto, o consumo de frutas depois da refeição é uma prática saudável e recomendada. Também, mais do que se preocupar com o momento certo de ingestão, foque em atingir de três a cinco porções diárias de frutas.

A jabuticaba não dura muito depois de madura, então, deixe para lavar apenas quando for consumi-la, evitando que a umidade acelere sua deterioração.

Preparado a partir da casca da fruta, o chá de jabuticaba possui diversos benefícios à saúde e auxilia na prevenção de acúmulo de problemas como gorduras no fígado, colesterol alto, diarreia e asma, devido principalmente a grande concentração de antioxidantes – substâncias que auxiliam na melhora da imunidade.

Quando fresca, a jabuticaba pode durar até 10 dias na geladeira em pote hermeticamente fechado. Pode ser congelada para durar mais tempo. Basta lavar, enxugar e espalhar os frutos em uma bandeja eguardar no freezer. Após congelada pode voltar a ser consumida e cortada ainda em gelo.

É bom comer a casca da jabuticaba? Sim, pois consumir a casca da fruta pode melhorar o funcionamento do intestino, como explica a nutricionista. Por ser uma parte rica em fibras, comê-la pode contribuir para auxiliar o órgão, além de ajudar na absorção de água pelo organismo.

A jabuticaba, além de ser deliciosa, pode ajudar na sua saúde. Um estudo acaba de comprovar que a fruta preveniu a pré-diabetes e o aumento do acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática) em camundongos.

Não bastasse essa descoberta, a jabuticaba ainda inibe o diabetes do tipo 2 e regula o colesterol. Por ser antioxidante, a jabuticaba é indicada para retardar o envelhecimento precoce, e seu pigmento colabora para o bem do coração.

Quando for servir frutas, verduras ou legumes, lembre-se de lavar bem em água corrente retirando excessos de terra, folhas queimadas, sujidades ou partes não comestíveis. Feito isso, coloque as frutas que comemos com casca (maçã, pêra, uva, morango, pêssego, jabuticaba, amora) imersas em solução clorada por 15 minutos.

Para começar, 100g de jabuticaba contém apenas 58 calorias. O baixo teor calórico é acompanhado pela quantidade reduzida de carboidratos.