Quantas identidades de gênero existem no Brasil?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

VOCÊ SABIA QUE NO BRASIL ESTÃO CATALOGADAS 70 IDENTIDADES DE GÊNERO? VOCÊ SABIA QUE NO BRASIL ESTÃO CATALOGADAS 70 IDENTIDADES DE GÊNERO?

Quando a identidade de gênero de uma pessoa corresponde ao seu sexo biológico, dizemos que essa pessoa é cisgênera. Quando, por outro lado, a pessoa se identifica com um gênero diverso daquele que lhe foi designado ao nascer, trata-se de pessoa transgênera ou, simplesmente, trans.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

Em resumo, uma pessoa cis é aquela que nasceu com sexo biológico feminino e se identifica como mulher. Ou que nasceu com o sexo biológico masculino e se identifica como homem. "Cis" vem do latim que significa "do mesmo lado". Ou seja, que nasceu e permaneceu com o mesmo gênero que lhe foi designado.

Pangênero, pangénero, onigênero ou omnigénero é um termo aplicável a pessoas dotadas de muitas ou de todas as identidades de gênero possíveis ou acessíveis, desconhecidas ou não, e que fazem parte de sua experiência de vida, cultura e condição natural.

A Comissão de Direitos Humanos de Nova York (EUA) decidiu oficializar a multiplicidade das identidades de gênero, e passou a reconhecer 31 diferentes tipos de gêneros.

LGBT: Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros. LGBTQI: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis / Transgêneros e Intersexuais. LGBTQIS: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis / Transgêneros, Queers, Intersexuais e Simpatizantes / Solidários.

A pessoa não binária é aquela que não se identifica nem com o gênero masculino, nem com o gênero feminino. Sua identidade de gênero não se encaixa 100% dentro do binário de gênero.

Afinal, uma pessoa cisgênero não tem sua orientação sexual definida através do gênero ao qual se identifica, por tanto, um homem ou uma mulher cis podem ser heterossexuais, da mesma forma que podem também terem outra orientação sexual, como por exemplo: Bissexual, homossexual, assexual, pansexual e outras.

Gênero é uma construção social sobre os papéis e comportamentos atribuídos a cada sexo e aprendidos por meio da socialização. Identidade de gênero é a experiência interna, individual e profundamente sentida que cada pessoa tem em relação ao gênero, que pode, ou não, corresponder ao sexo do nascimento.

Existem três principais tipos de identidade de gênero: transgêneros, cisgêneros e não-binários.

Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero.

A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.

Binaridade de gênero: Termo usado para descrever a ideia de que existem apenas duas possibilidades: homem e mulher. Essas classificações são atribuídas no nascimento com base nos genitais e geram uma expectativa social de performance. Cisgênero: Alguém que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer.

O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

Nesse contexto, ser não-binário é não se sentir pertencente ou recusar viver um dos dois gêneros. “É não caber em nenhum gênero, não ser homem ou mulher. “Você pode transitar entre esses dois pontos ou abandonar ambos de várias maneiras, como ser agênero”, explica Dandá.

O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.

Identificar-se como bigênero é tipicamente entendido como o indivíduo que se identifica como masculino e também feminino e/ou se move entre as expressões de gênero masculina e feminina com pouco meio termo.

Demigênero

  1. A pessoa tem dois ou mais gêneros ao mesmo tempo. ...
  2. A pessoa possui um gênero, mas não completamente; ou possui uma conexão a certo gênero, mas não é inteiramente daquele gênero. ...
  3. A pessoa é gênero-fluido, e passa parte do tempo sendo de um certo gênero.