Quantas horas trabalha um estagiário de RH?

Perguntado por: aresende9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

30 horas

Quanto tempo dura um estágio de RH? A carga horária é diferenciada. O estagiário pode ficar no máximo, por semana, 30 horas – sendo seis horas máximo por dia.

Quem faz estágio em Recursos Humanos pode assumir funções de suporte a rotinas de departamento pessoal, como por exemplo: administração de folhas de pagamento, gestão do ponto eletrônico, controle de benefício e etc; processos de recrutamento e seleção ou planejamentos para treinamentos, desenvolvimento e capacitação ...

Qual é a jornada de trabalho de um estagiário? A carga horária de um estagiário pode ser de 4, 6 e 8 horas diárias ou 20, 30 e 40 horas semanais, respectivamente. O fator determinante para a jornada de trabalho será principalmente o nível de ensino do aprendiz.

O intervalo mínimo de 1 hora de almoço, de acordo com a CLT, é concedido apenas para quem segue uma jornada de trabalho acima de 6 horas. Quem trabalha por 6 horas ou menos, como estagiários, pode fazer a pausa para descanso ou uma refeição mais breve por 15 minutos.

Por que o estagiário não pode fazer hora extra? Como o seu acordo contratual não é pautado com base nas Consolidações de Leis do Trabalho (CLT), os estudantes estagiando não têm direitos a benefícios como décimo terceiro, FGTS, aviso e outros.

Dados da Catho apontam estar na indústria, os maiores salários para profissionais de RH, seguidos do ramo automotivo, administração e o setor de telecomunicações.

Mesmo que muitos empregadores não tenham conhecimento, o contrato de estágio pode ser assinado fisicamente ou eletronicamente pela empresa, pelo estudante e pela Instituição de ensino do aluno.

No curso de Gestão de Recursos Humanos tem TCC? O TCC, ou seja, o Trabalho de Conclusão de Curso, não é obrigatório para o curso de Gestão de Recursos Humanos. Porém, mesmo assim, há algumas faculdades que cobram a realização desta atividade.

O que o Aprendiz na área de Recursos Humanos faz? Auxilia nas rotinas do Recursos Humanos, acompanha as selecionadoras nos processos seletivo e faz o preenchimento de relatórios.

Dicas sobre o que falar em uma entrevista de estágio

  1. Pesquise sobre a empresa. ...
  2. Demonstre interesse pela vaga. ...
  3. Utilize a linguagem apropriada. ...
  4. Fale sobre seus objetivos a curto, médio e longo prazos. ...
  5. Aposte na sinceridade. ...
  6. Demonstre que você trabalha bem em equipe. ...
  7. Mostre vontade de aprender.

O estagiário tem direito à rescisão do termo de compromisso a qualquer momento, tanto por parte dele quanto da empresa contratante. Quando isso ocorre, o estudante tem direito a receber os dias trabalhados no último mês, mais um recesso remunerado proporcional à duração do estágio.

Segundo a Lei do Estágio, os direitos do estagiário são: férias de 30 dias a cada 12 meses trabalhados, salário e vale-transporte em caso de estágio não obrigatório, seguro contra acidentes pessoais, carga horária máxima de 6 horas diárias e 30 horas semanais e mais.

A cada 12 meses trabalhados, o estagiário tem direito a um recesso de 30 dias, e, no caso de estágio com duração inferior a 1 ano, as férias podem ser proporcionais. Preferencialmente, o estudante irá exercer este direito quando estiver também em férias escolares.

Fazer estágio e trabalhar ao mesmo tempo é permitido? É permitido fazer estágio e trabalhar ao mesmo tempo. No entanto, o estudante precisa tomar cuidado com o conflito de horários. Na maioria dos casos, um emprego tem jornada diária de 8 horas, enquanto o estágio o período máximo é de 6 horas.

Ausências eventuais, devidamente justificadas, poderão ser objeto de entendimento entre as partes (poderão ou não gerar desconto). Ausências constantes, no entanto, poderão gerar a iniciativa da parte concedente para a rescisão antecipada do contrato.

  1. Organize os seus horários de aula para encaixar o estágio. ...
  2. Tente fazer o estágio aos finais de semana. ...
  3. Aproveite as férias para fazer estágio. ...
  4. Faça estágio na própria empresa onde trabalha. ...
  5. Negocie com o seu chefe. ...
  6. Avalie a possibilidade de fazer um estágio remunerado. ...
  7. Opte por uma faculdade EAD.