Quantas horas tem que ficar deitada depois da cesárea?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Independente do parto, a nova mamãe só poderá levantar pela primeira vez com ajuda da enfermagem devido ao risco de queda. Para as mães de parto normal, o levante poderá ser realizado com 4 a 6 horas do parto. Já as mães de cesárea deverão permanecer na cama de 8 a 12 horas após o parto, ou conforme orientação médica.

Não tem segredo: a melhor posição para dormir é aquela em que a mulher se sentir mais confortável. É comum que depois da cesárea as mães prefiram dormir de lado ou de barriga para cima, mas isso não é uma regra. O importante é respeitar a cicatrização da cirurgia e procurar uma posição confortável para relaxar.

Após o parto, quanto tempo demora para passar o efeito da anestesia? “Para a cesárea acaba durando cerca de duas horas e meia, três horas. A analgesia para parto normal também dura mais ou menos esse tempo,” afirma o anestesiologista.

Não são usados sedativos durante o parto cesárea, porque, se a mãe é sedada, o bebê também é. Você estará consciente o tempo todo (até para ver o rostinho do seu filho pela primeira vez), mas não vai sentir dor no parto. Parto cesárea: quando é realmente necessário?

Após a raqui é importante o repouso e o cumprimento do pós operatório. Recentemente, o tempo diminuiu de 24 para 12 horas, mas às vezes é pedido somente 6 horas de repouso. Além disso, há uma série de medidas que podem ser tomadas quando a mamãe apresenta a cefaleia pós raqui, todas elas muito eficazes.

No período inicial é aconselhado maior repouso e a dor dos primeiros dias pode ser tratada com anti-inflamatórios e analgésicos. Aproximadamente 20 dias depois, com orientação médica, a mulher pode fazer exercícios, que ajudam a estabilizar o corpo e reduzir a sensibilidade com a cicatrização da cirurgia.

Alguns exemplos do que não comer no pós-parto ou consumir com moderação são: o café, o álcool e os alimentos ultraprocessados. Durante o pós-parto, também chamado puerpério, é importante que a mãe restabeleça as reservas de nutrientes, pensando na sua própria saúde e na do bebê.

As melhores opções são as calcinhas pós-parto de algodão e de malha, que além de mais confortáveis permitem que a pele “respire” e cicatrize mais rápido. Fuja de calcinhas de material sintético que abafam a área genital e além de atrapalhar a cicatrização dos pontos aumenta as chances de proliferação de fungos locais.

No caso de mães que passaram por um parto cesárea é preciso ficar pelo menos 72 horas internada, já que passaram por um procedimento cirúrgico e precisam ficar um tempo em observação, sem contar que as dores impedem que a mulher saia normalmente logo após o parto.

A anestesia aplicada pode ser raquidiana, peridural ou geral e os médicos indicam que a mulher esteja pelo menos por oito horas em jejum absoluto, para evitar possíveis complicações com a anestesia.

A forma de anestesia mais comum para a cesárea é a espinhal, raquidiana ou raquianestesia, no qual a mulher fica sem a sensibilidade dos membros inferiores, do umbigo para baixo.

Durante a aplicação da anestesia, pode haver uma sensação de calor nas costas e nas pernas. Esse desconforto passa em poucos minutos.

4 – Parto normal/natural dói mais do que cesárea? MA – A dor do parto normal/natural é crescente e ocorre durante todo o trabalho de parto, principalmente na saída do bebê. Já a dor da cesárea tem início quando a analgesia passa, embora seja usada muita medicação para amenizar essa dor.

Isso ficou muito na memória daqueles que assistiram ao firma “Awake” “A vida por um fio” mas houve a evolução da anestesia e do monitoramento contínuo pelo profissional. 7 – Posso levantar a cabeça após tomar uma raqui ? Sim.