Quantas horas seguidas Um RN pode dormir?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite. Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.

Um dos maiores sacrifícios da mamãe e dúvida bem comum é: PRECISO ACORDAR MEU BEBÊ PARA MAMAR? A resposta é SIMMMM!!!! Os bebês nos primeiros dias de vida costumam dormir muito, mas também precisam se alimentar, recuperar o peso do nascimento, então é nós que iremos ofertar o seio a cada três horas durante o dia!

De 0 a 3 meses
É normal o bebê dormir bastante nos primeiros meses e acordar com fome e/ou chorando.

Isso porque os bebês comportam apenas um pequeno volume no seu estômago, que ainda é muito pequeno nessa idade, o que faz com que eles sintam fome em intervalos menores e acordem mais vezes. Porém, se o bebê não acorda por conta própria, surge a dúvida quanto à necessidade de acordar os pequenos.

“Os sintomas, quando presentes, são inespecíficos podendo ser apatia, recusa alimentar, náuseas, vômitos, choro débil, irritabilidade, tremores finos de extremidades, extremidades arroxeadas, aumento ou diminuição a frequência cardíaca, parada respiratória e convulsão.

Se o seu recém-nascido dorme muito, ou seja, mais do que 19 horas por dia, é importante acordá-lo para trocar a fralda, mamar e interagir um pouco: essa interação pode acontecer nesses mesmos momentos.

Acaricie o queixo do bebê até o pescoço com uma pressão média. Faça cócegas nos pés e na barriguinha do bebê, com a intenção de acordá-lo mesmo! Tire a roupinha do bebê e deixe-o somente enrolado numa manta, coberto o suficiente para não sentir muito frio. Isso ajuda a acordá-lo.

Alguns bebês dormem mais do que outros e podem até não acordar para as refeições, podendo demorar cerca de 6 meses para o bebê estabelecer o seu próprio ritmo circadiano. Caso a mãe suspeite que o bebê dorme mais do que o normal, o melhor é ir ao pediatra para perceber se existe algum problema.

"Pode esperar amamentar de duas em duas ou de três em três horas durante o dia. Durante a noite pode ter intervalos maiores, como três ou quatro horas, ou talvez mesmo cinco," diz Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.

Assim que a boca estiver bem aberta e a língua sobre a gengiva inferior, traga o bebê para o peito, apontando o mamilo para o céu da boca. O queixo do bebê deve ser o primeiro a encostar na mama. O bebê deve abocanhar a aréola, com o lábio inferior e o maxilar cobrindo quase toda a parte inferior.

Por volta do primeiro mês de vida, ele já consegue seguir um objeto com os olhos. Adora olhar para o rosto da mãe e do pai e começa a notar o tamanho das coisas. A partir de seis semanas, consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, lhe permitindo compreender a distância.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

"Não há nada de errado em um bebê dormir por mais horas seguidas durante a noite, é até importante para que ele estabeleça hábitos diurnos. Como a glândula pineal, que exerce ação reguladora, ainda está imatura, ele é incapaz de reconhecer dia e noite.

Os responsáveis pela pesquisa acompanharam 298 recém-nascidos durante os seis primeiros meses de vida e observaram que, para cada hora acrescentada ao sono noturno — período entre 19 horas e 8 horas, os bebês passaram a ter um risco 26% inferior de engordar.

Os recém-nascidos ainda não brincam, mas gostam de explorar o mundo com seus olhos, ouvidos e corpos. Aproveite o momento para conversar com o seu bebê, quando ele estiver alerta. Seu bebê já conhece sua voz desde seu período no útero, então ouvir as vozes do seu pai e da sua mãe será reconfortante para ele.

O tratamento para a hipoglicemia neonatal é estabelecido pelo pediatra e normalmente é indicada a amamentação a cada 3 horas, devendo acordar o bebê caso seja necessário, para que os níveis de glicose possam ser regularizados mais facilmente.

As causas mais comuns são depósito deficiente de glicogênio, atraso na alimentação e hiperinsulinismo. Os sinais incluem taquicardia, cianose, convulsões e apneia. A suspeita diagnóstica é empírica e confirmada pela glicemia. O prognóstico depende da doença subjacente.

Quanto ao quadro clínico, o recém-nascido hipoglicêmico pode ser assintomático ou sintomáticos apresentando letargia, sucção débil, choro anormal, hipotonia, apneia, convulsão, irritabilidade, tremores, taquicardia, taquipneia, palidez, cianose e hipotermia.

Sono do bebê: Como criar uma rotina

  1. Dia a dia com horários definidos. ...
  2. Desacelerar à noite ajuda o sono do bebê ...
  3. Evitar sonecas fora de hora. ...
  4. Banho e carinho antes do sono do bebê ...
  5. Ter apoio familiar. ...
  6. Evitar ir até o quarto do bebê a toda hora.

Já se sabe que o sono de um bebê é diferente do sono de um adulto, pois o primeiro encontra-se em desenvolvimento. O sono do bebê tem ciclos mais curtos que é aquele dormir e acordar com maior frequência, nos primeiros meses a duração fica em torno de 50 e 60 minutos, por isso que o bebê dorme pouco.