Quantas horas são 1 turno?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Os horários de turnos de trabalho devem respeitar a jornada de 6 horas (se não houver negociação coletiva), conforme estabelece o artigo 67 da CLT. Para uma carga de trabalho de 6 horas, está garantido um intervalo intrajornada de 15 minutos.

o turno da tarde compreende o período que se estende das treze horas às dezessete horas e trinta minutos. O turno da noite, por sua vez, tem variações de sua duração no período geralmente compreendido entre dezoito horas e vinte e três horas.

Os revezamentos de turnos fazem com que os trabalhos se iniciem de manhã, tarde, noite ou madrugada, e a depender da escala cada trabalhador vai atuar em um desses turnos por período rotativo, para manter as atividades ativas durante todo o período.

Significado de Turno
Horário; o período de tempo delimitado para a realização de um trabalho: vou fazer o turno da manhã. Eleições. Segundo Turno.

Jornada de trabalho é o período diário durante o qual o trabalhador está à disposição da empresa e faz parte do Direito do Trabalho. A jornada estabelecida em lei pela Constituição Federal, em seu art. 7.º, é de 8 horas diárias e 44 horas semanais.

O dia pode ser dividido em 3 ou 4 períodos, tal como manhã, tarde e noite (8 horas cada um), pelos turnos matutino, diurno, vespertino e noturno ou então por manhã, tarde, noite e madrugada.

O que é jornada de trabalho
Esse período deve ser estabelecido sob as normas registradas na CLT. Nesse sentido, o mais comum é que os trabalhadores exerçam suas funções durante 8 horas por dias e 44 horas semanais. No entanto, esses turnos podem ser distribuídos em várias escalas de acordo com a legislação brasileira.

Nela, o colaborador trabalha de segunda a sexta e tem folga de sábado e domingo. Nessa jornada, a diária geralmente dura 8 horas. Entretanto, as folgas não precisam, necessariamente, ser em dias seguidos.

Ao trabalhar no terceiro turno, ou seja, das 18h às 24h, o trabalhador estará cumprindo quatro horas de serviço até as 22h, já que, após este horário, conta-se 52m30s a hora.

Segundo o artigo 73 da CLT, a jornada de trabalho noturno é aquela realizada entre às 22h de um dia e às 5h da manhã do dia seguinte, em áreas urbanas. Já para trabalhadores rurais, a legislação determina que o trabalho noturno está compreendido entre 21h e 5h em lavouras e entre 20h e 4h na atividade pecuária.

A escala 4×4 é destinada a empresas que funcionam em turno ininterrupto de revezamento. Isso significa que há gente trabalhando 24 horas por dia, sem intervalos entre a troca das equipes.

A legislação trabalhista, por meio do artigo 66 da CLT, determina que “entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 horas consecutivas para descanso”. Esse é um período que não deve ser negociado ou fracionado e que, caso seja desrespeitado, implica no pagamento de indenização ao trabalhador.

Um mesmo colaborador não pode trabalhar em dois turnos seguidos. Isso significa que ao final da sua jornada ele é substituído por outro colaborador e apenas após o período de descanso pode retomar às atividades laborais.

Realizar a divisão dos turnos em cima da hora, sem antecedência e sem contabilizar folgas e intervalos. Ultrapassar os limites de horário de cada jornada. Tomar nota dos dados manualmente, o que aumenta muito as chances de erro. Deixar colaboradores sem folga aos domingos por mais de 7 semanas.

O período noturno, que se refere ao período da noite, vai das dezoito horas até à meia-noite. O período da madrugada vai da meia-noite até às seis horas.

Os turnos escolares normalmente são divididos em matutino (período da manhã), vespertino (período da tarde) ou noturno (período da noite).