Quantas horas por dia uma pessoa e produtiva?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

A jornada diária de oito horas pode ser bem mais produtiva se você quebrar seu tempo em intervalos estratégicos. Uma vez que você alia sua energia natural com seus esforços, as coisas começam a transcorrer mais facilmente.

Estudo aponta que 8 horas semanais é o período ideal para ter bem-estar psicológico e melhores entregas. Como quebrar paradigmas e ter expedientes menores? Quantas horas você está trabalhando por dia? Se seguir a lei trabalhista brasileira, você deve fechar o notebook depois de 8 horas diárias.

Como aumentar a produtividade?

  1. Defina metas e prioridades. Ter objetivos claros ajuda a direcionar a energia para tarefas importantes. ...
  2. Crie uma lista de tarefas. ...
  3. Estabeleça uma rotina matinal. ...
  4. Elimine distrações. ...
  5. Faça pausas regulares. ...
  6. Priorize o sono. ...
  7. Automatize tarefas repetitivas. ...
  8. Faça atividades físicas.

A forma mais comum de medir produtividade é medir o tempo que uma pessoa dedica à sua atividade profissional. Na versão presencial, o tempo é balizado pelas empresas por meio da permanência no ambiente de trabalho, portanto, mais fácil de ser mensurado.

às 10h22

O estudo acompanhou a rotina de 2 mil trabalhadores. Segundo a análise, o horário mais produtivo é às 10h22. Durante a tarde, há uma piora progressiva na eficiência dos trabalhadores, com uma tendência de queda às 13h27, e uma perfomance menor a partir das 14h06.

Uma coisa é igual para todo mundo: o tempo! E ser produtivo deriva de como usamos esse tempo com mais eficiência, priorizando as tarefas importantes e evitando distrações. É mais do que fazer mais com menos: a gestão do tempo e a produtividade são peças fundamentais para conseguir fazer melhor as suas atividades. Ah!

À noite, os noctívagos atingem elevados picos de energia
Pessoas ativas durante o período noturno não se sentem cansadas para dormir após um longo dia. Os noctívagos atingem um pico de energia extraordinário durante a noite. Neste momento, sentem-se revigorados e prontos para trabalhar.

40 horas semanais

A conclusão dos estudos é a de que, idealmente, o máximo de tempo que você deve trabalhar corresponde a 40 horas semanais. Exceder esse limite com frequência pode acarretar diversos problemas físicos e mentais para o profissional, além de minar a sua produtividade.

Exemplo: Colaborador com jornada de trabalho de 8h
Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9. 9 – 1 hora de almoço = 8 horas trabalhadas.

A Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT, determina em seu artigo 58 que a duração normal da jornada de trabalho para funcionários da rede privada não deve exceder 8 horas diárias. A Constituição Federal ainda complementa e determina que a soma das horas de cada semana não pode ultrapassar 44 horas.

7 Dicas Para Aumentar a Produtividade e Otimizar Sua Rotina

  1. Faça um Planejamento. ...
  2. Priorize as Tarefas Mais Importantes. ...
  3. Faça Uma Coisa de Cada Vez. ...
  4. Evite Procrastinar. ...
  5. Utilize Ferramentas de Produtividade. ...
  6. Crie o Ambiente Ideal Para Trabalhar. ...
  7. Crie e Siga Metas.

As pessoas que estão o tempo todo ocupadas não têm disponibilidade nem disposição para nada, enquanto as pessoas produtivas realizam suas tarefas em horários determinados e, no final do dia, sempre alcançam seus objetivos, pois dedicaram seu tempo e planejamento para aquilo.

É por isso que algumas pessoas são mais ativas durante o dia, e outras, à noite. A melatonina, hormônio que também induz o sono, é responsável por administrar essa energia. Ela é liberada no escuro e determina em que momento do dia estamos mais despertos e, portanto, somos mais produtivos.

Tenha em mente que esse é um trabalho constante e que todo mundo pode aprender a ser mais produtivo. Alguns fatores que prejudicam a produtividade no trabalho são: falta de sono, pessimismo, sedentarismo, perfeccionismo em excesso e incapacidade de tomar decisões.